Por meio de Resolução SES/MG Nº 7.874, de 22/11/21, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) autorizou o repasse de recursos financeiros destinados à aquisição de três equipamentos para exame de tomografia computadorizada, no valor de R$ 1.540,261 (cada), visando o fortalecimento de ações assistenciais de saúde no âmbito da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais – Valora Minas. Na região Triângulo do Sul, de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, o município de Uberaba foi contemplado com recursos para substituição de dois tomógrafos, um no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e um no Hospital Universitário Mário Palmério (HU), além do primeiro tomógrafo do município de Frutal, no Hospital Frei Gabriel.

Divulgação

O superintendente regional, Eurípedes Leitão, afirma que a decisão do Governo de Minas, por meio da SES-MG, de fortalecer a assistência nos territórios, disponibilizando recursos para aquisição de novos tomógrafos, irá facilitar o diagnóstico dos pacientes. Segundo ele, “existe um vazio assistencial na microrregião de Frutal/Iturama que, a partir da aquisição do equipamento, passará a ser preenchido. Desta forma, os pacientes que necessitam desse tipo de diagnóstico, não mais terão que se locomover a outro município para realizar. Em Uberaba, polo da macrorregião da saúde Triângulo do Sul, dois equipamentos com mais de 7 anos de uso serão substituídos com o recurso. Desta forma, o governo avança na implantação do Programa Valora Minas, para ampliar o atendimento aos mineiros que utilizam o SUS”.

Para Sheila Oliveira, coordenadora de Atenção à Saúde da SRS-Uberaba, a publicação da resolução trouxe muita satisfação, porque, “além de desafogar os pontos de atenção que absorviam essa demanda reprimida, também será possível modernizar os equipamentos já existentes, conforme levantamento que fizemos de prestadores beneficiados que compõem a política do Valora Minas, ou seja, hospitais de relevância macro e/ou microrregional”. Enquanto isso, a secretária municipal de saúde de Frutal, Lamonise Ribeiro, garante que a conquista é de todos. Ela diz que “pela primeira vez, Frutal poderá atender toda a população da microrregião, que há anos sofre com a falta desse importante apoio diagnóstico, chegando a aguardar por anos a oportunidade de uma vaga no município de Uberaba, referência em alta complexidade. Finalmente teremos tomografia pelo SUS em Frutal”, comemora a gestora.

Por Sara Braga