Dez hospitais sediados na macrorregião Norte foram selecionados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o recebimento de recursos superiores a R$ 9,2 milhões destinados para a compra, instalação ou modernização de tomógrafos. O aparelho é utilizado para a realização de exames não invasivos, proporcionando o diagnóstico por imagem, combinando a utilização de raio-x com computadores especialmente adaptados.

Divulgação

De acordo com a Resolução 7.874, publicada em 22 de novembro, a disponibilização de recursos para a compra de tomógrafos visa o fortalecimento das ações assistenciais de saúde, no âmbito da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais (Valora Minas). Em todo o estado foram selecionados 100 hospitais, com investimento superior a R$ 160 milhões.

No Norte de Minas, como integrantes da rede de referência estadual, macrorregional ou microrregional, classificados na tipologia Nível III do Programa Rede Resposta, estão sendo contemplados com a disponibilização de R$ 1 milhão 540 mil 261 para a compra de tomógrafos as seguintes instituições: Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas; Hospital Municipal de Januária; Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan) e o Hospital Municipal Dr. Gil Alves, de Bocaiúva.

Para a modernização de equipamentos já instalados ou viabilização de serviço próprio de tomografia, serão contemplados com o repasse de recursos as seguintes instituições: Hospital Municipal Senhora Santana, sediado em Brasília de Minas; Hospital Regional de Janaúba; Hospital Dilson Godinho; Santa Casa de Montes Claros; Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora; Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras.

Para a compra dos equipamentos, os hospitais deverão realizar licitação ou aderir a atas de registro de preços de órgãos públicos. O prazo para a compra dos equipamentos será de 24 meses, a partir do repasse dos recursos. Os equipamentos deverão ser utilizados, prioritariamente, para o atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as especificações mínimas, os equipamentos deverão ter 16 ou 32 canais. E, caso a instituição contemplada com o repasse de recursos não possua estrutura física mínima para a instalação do tomógrafo, deverá informar à SES-MG quanto tempo será necessário para viabilizar a estrutura.

Ludmila Gonçalves Barbosa, referência técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros entende que a disponibilização de recursos para a instalação de tomógrafos em hospitais localizados nos municípios polo de microrregiões, possibilitará maior agilidade no atendimento das demandas da população, evitando deslocamentos para municípios de maior porte.

“No caso das instituições que contratam serviços terceirizados ou que já possuem serviços de tomografia que serão modernizados, os investimentos possibilitarão maior qualificação das demandas de saúde classificadas como sendo de urgência ou eletivas, e que necessitam da realização de tomografia”, avalia Ludmila Barbosa.

Por Pedro Ricardo