O Centro Especializado em Reabilitação (CER), administrado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Janaúba, está representando o Norte de Minas na fase final da 1ª edição do Prêmio Viver Sem Limites, instituído neste ano pelo Ministério da Saúde (MS). De 94 projetos avaliados, 12 instituições foram selecionadas, entre elas oito sediadas em Minas Gerais, incluindo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Crédito: CER de Janaúba garantiu o atendimento de pacientes ostomizados durante a pandemia da covid-19

O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida, se constituindo em referência para a Rede de Atenção à Saúde.

Com o Prêmio Viver Sem Limites, a iniciativa do Ministério da Saúde visa reconhecer o trabalho das equipes de saúde que atuam no cuidado às pessoas com deficiência. Entre os trabalhos selecionados, o Comitê de Avaliação analisou experiências que contemplam a detecção precoce e reabilitação da deficiência; qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS); acesso e regulação; organização da rede de atendimento das pessoas com deficiência durante a pandemia da covid-19 e reabilitação pós-covid-19.

A avaliação levou em consideração critérios como a capacidade para produzir melhorias de acesso; criatividade e inovação; alinhamento com as políticas de atenção à saúde e capacidade de resposta às crises.

Além do CER de Janaúba, com o projeto Avanços e Organização na Rede de Cuidados à Pessoa Ostomizada, e da SES-MG com a implementação do projeto de Reabilitação Pós-Covid-19, em Minas Gerais as demais instituições mineiras selecionadas para a fase final do Prêmio Viver Sem Limites são: o Centro Especializado em Reabilitação da Apae de Sete Lagoas, com o projeto Cinoterapia; Hospital Evandro Ribeiro: A Rede de Saúde Auditiva na Zona da Mata de Minas Gerais; CER de Diamantina: Reabilitação Pós-covid-19: Desafios e Superações; CER da Apae de São Lourenço: Possibilidades e   Efetividade do Atendimento Domiciliar na Perspectiva de uma Equipe Multidisciplinar na Atenção Secundária; Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima: Construção Coletiva da Regulação; e o CER IV de Contagem  – Apae-BH: Intervenção Precoce nas Pessoas com Deficiência.

Em vídeo enviado ao MS, o coordenador do CER de Janaúba, Robson Ferreira dos Santos, explicou que, no ano passado, em virtude da pandemia da covid-19, a instituição teve que se reorganizar para viabilizar a continuidade do atendimento dos usuários do serviço de reabilitação, especialmente as pessoas com deficiência física. Além da adoção de protocolos para evitar que funcionários e usuários do CER fossem contaminados pelo novo coronavírus, a instituição investiu na capacitação de profissionais de enfermagem para o atendimento das pessoas ostomizadas. O trabalho incluiu a utilização de equipamento que possibilita a agilização do processo de cicatrização evitando, com isso, que os usuários submetidos à ostomia tenham a situação de saúde agravada.

As referências técnicas da Coordenadoria de Assistência à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Ludmila Gonçalves Barbosa e Alfredo Prates Neto, avaliam que o trabalho desenvolvido pelo CER de Janaúba se constitui uma das principais referências no atendimento das pessoas com deficiência no Norte de Minas.

“O fato da instituição estar entre as 12 selecionadas no Prêmio Viver Sem Limites já se constitui um importante reconhecimento do trabalho que os profissionais do CER de Janaúba estão executando em benefício da população dos municípios integrantes da microrregião da Serra Geral de Minas Gerais”, frisam Ludmila Barbosa e Alfredo Prates.

Em dezembro, o Ministério da Saúde realizará a cerimônia de premiação das instituições que implementaram as melhores iniciativas selecionadas na primeira edição do Prêmio Viver Sem Limites.

Por Pedro Ricardo