“Câncer Bucal e o Papel da Odontologia na Integralidade do Cuidado” será tema de Webinário que o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), por meio da sua Câmara Técnica de Saúde Coletiva, realizará nesta sexta-feira 26/11. O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

O Webinário será realizado no período de 8h30 às 11 horas, com transmissão pelo canal youtube.com/c/CROMGOFICIAL. O objetivo do evento é sensibilizar e preparar profissionais e gestores municipais quanto ao papel da equipe de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde (APS) na prevenção, diagnóstico precoce, encaminhamento aos serviços especializados e acompanhamento dos pacientes oncológicos, a fim de assumir seu papel coordenador da rede de atenção ao câncer de boca. Nesse contexto, as Superintendências e Gerências Regionais de Saúde da SES-MG estão mobilizando os profissionais de saúde dos municípios para a participação no evento.

A referência técnica em saúde bucal da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Denise Maria Silveira, será a moderadora do Webinário. Ela explica que a macrorregião Norte está avançando na organização dos fluxos da rede de atenção ao câncer de cabeça e pescoço. “Com isso, as experiências dos trabalhos executados no Norte de Minas podem contribuir com as demais regiões e, por meio da cooperação e envolvimento de todos, esperamos que o estado avance na organização da rede de atenção ao câncer de boca”.

Denise Silveira explica que, “desde 2019, quando iniciamos a organização dos fluxos com a capacitação dos cirurgiões-dentistas dos serviços de Atenção Primária à Saúde de todos os municípios da macrorregião Norte e da definição de processos comunicativos e cooperativos com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), universidades e com as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons), temos colhido bons frutos. Também criamos e implantamos uma ferramenta chamada “Planilha de Alerta”, para auxiliar os profissionais de APS na busca ativa e acompanhamento das pessoas com câncer de cabeça e pescoço. Essa ferramenta foi bem aceita, mas precisamos resgatar a sua utilização pelas equipes e transformá-la, futuramente, em uma ferramenta on-line”, pontua a referência técnica da SRS-Montes Claros.

Programação

O Webinário contará com a participação da professora da Unimontes e doutora em ciências da saúde, Sabina Pena Borges Pêgo, que proferirá a palestra: “Identificando o Câncer Bucal: Conduta Frente às Lesões Sugestivas”.

Na sequência, a coordenadora estadual de Saúde Bucal e doutora em saúde coletiva, Jacqueline Silva Santos falará sobre “A Rede de Atenção ao Câncer Bucal: Conhecendo para Encaminhar”.

Já o “Manejo do Paciente Oncológico: Aspectos Clínicos para Odontologia” será tema de palestra da professora da Unifal e doutora em Estomatologia, Lívia Maris Ribeiro Paranaíba Dias.

Técnicos

Em comemoração ao Dia dos técnicos e auxiliares de Saúde Bucal (24/12), o CRO-MG também realizará a “1ª Semana do Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal On-line”. O evento será realizado entre 29/11 e 3/12.

Por meio do canal do CRO no Youtube, todos os dias, a partir das 20 horas, será veiculado ciclo de palestras abordando: mercado de trabalho e inteligência emocional para profissionais auxiliares; atendimento de pacientes especiais; o auxiliar de saúde bucal e o técnico de saúde bucal como importantes agentes na prevenção do câncer bucal; a potencialização da qualidade do atendimento infantil com o apoio dos auxiliares e técnicos em saúde bucal; e a importância da qualidade da imagem radiográfica para o diagnóstico odontológico.

Por Pedro Ricardo