A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, por meio da Assessoria de Governança Regional, promoveu capacitação sobre o funcionamento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), abordando o Novo Regimento Interno da CIB, anexo da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.030, de 13 de novembro de 2019, e o seu Instrumento Operativo. A reunião, realizada no dia 4 de novembro, contou com a presença de membros titulares e suplentes da comissão, bem como demais pessoas interessadas no tema.

Crédito: Divulgação

O encontro foi conduzido pela coordenadora da Assessoria de Governança Regional e secretária executiva da CIB microrregional, Lillian Morais Silva Tararam, e pela referência técnica regional de Educação Permanente em Saúde, Adriana Katia Emiliano Souza.

Lillian pontuou que o alinhamento entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) é de suma importância, assim como os membros da CIB conhecerem profundamente as normativas que regem a comissão. “Este treinamento visa facilitar o alcance do conhecimento acerca do funcionamento das comissões e reuniões, bem como fluxos e prazos”, salientou.

Adriana Kátia destacou que a reunião foi realizada com o intuito de dar continuidade às ações de Educação Permanente em Saúde da microrregião. “A educação permanente vem sendo pautada em diversas ações realizadas pela Regional, visando a qualificação e capacitação dos profissionais", disse.

Rafael Lana, gestor do município de Pirapora e presidente do Cosems regional, agradeceu o momento de capacitação e falou que o bom funcionamento e parceria entre os seguimentos das SES-MG e o Cosems-MG depende muito desse espaço de troca de experiências e saberes.

Finalizando, Maria Cândida Fiuza Costa Queiroz, diretora da GRS-Pirapora,  lembrou que no Regimento Interno das Comissões Intergestores é possível encontrar os regramentos e informações para esclarecer as principais dúvidas sobre o funcionamento da CIB microrregional e as atividades realizadas pelas Secretaria Executiva, como os assuntos que devem ser pautas de discussão em cada uma das instâncias, bem como os principais fluxos de trabalho.

CIB

AComissão CIB-SUS/foi instituída pela Resolução nº 637, de 25 de junho de 1993, sendo reconhecida como foro de articulação, negociação, pactuação e deliberação entre gestor estadual e os gestores municipais quanto aos aspectos operacionais e de regulamentação das Políticas de Saúde no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Por Regional de Saúde de Pirapora