Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na sexta-feira 5, com gestores de saúde da microrregião de Montes Claros, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros reforçou a importância da região manter as ações de prevenção contra a disseminação da covid-19. O alerta foi reforçado em virtude da ocorrência de surtos da doença nos municípios de Botumirim e Glaucilândia e, também, na Unidade Socioeducativa sediada em Montes Claros.

Crédito: Pedro Ricardo

“Apesar da macrorregião Norte já ter alcançado 81,59% da população contemplada com o recebimento da primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 e a cobertura vacinal com as duas doses aplicadas já tenha alcançado 55,72% dos habitantes da região, é importante que os municípios mantenham as medidas de orientação da população com relação aos cuidados com a higiene e o distanciamento social”, frisou a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes.

Em virtude da vacinação de adolescentes entre 12 a 17 anos ainda estar em andamento com a aplicação da primeira dose de imunizante e o retorno das aulas presenciais nas escolas já ter sido iniciado, a SRS-Montes Claros entende que as medidas de prevenção contra a disseminação da doença devem ser reforçadas.

“Antes do relaxamento das medidas de prevenção é necessário que o estado alcance altos índices de cobertura com a aplicação da segunda dose de uma das vacinas contra a covid, o que dará mais segurança quanto à imunidade coletiva da população”, alertou Agna Menezes.

Além do encaminhamento de notificação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-MG) sobre os surtos de covid-19 registrados na região, a Superintendência Regional de Saúde enviou amostras de exames de pacientes acometidos por covid-19 para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para a realização do sequenciamento genético do vírus circulante na região.

Por Pedro Ricardo