Resultado de estudo do Departamento de Pesquisa e Avaliação do Kaiser Permanente Southern California, que analisou mais de 10 milhões de mortes nos Estados Unidos, reforça o perfil de segurança das vacinas covid-19, atualmente aprovadas. A pesquisa aponta que todas as pessoas com idade ≥12 anos devem receber vacina contra a covid-19.

Crédito: Divulgação

Pessoas que receberam duas doses de vacinas da Pfizer tiveram 34% de probabilidade de morrer de causas não relacionadas ao novo coronavírus nos meses seguintes em comparação com pessoas não vacinadas, descobriu o estudo. Já com o imunizante da Janssen, aplicado em dose única durante o período analisado, tiveram 54% de probabilidade de morrer.

A equipe, liderada pelo Dr. Stanley Xu, estudou 6,4 milhões de pessoas vacinadas contra a covid-19 e as comparou a 4,6 milhões de pessoas que receberam vacinas contra a gripe nos últimos anos, mas que não foram vacinadas contra o coronavírus. Houve análise de todos os que morreram de covid-19 ou após um teste recente positivo para o coronavírus.

Atualmente, no país norte-americano, são utilizadas as vacinas da Jansenn, Moderna e Pfizer. Dessas, os imunizantes da Janssen e da Pfizer também são utilizados no Brasil, assim como a AstraZeneca e a Coronavac. A vacina da Moderna tem uso autorizado nos Estados Unidos em pessoas maiores de 18 anos e a empresa planeja submeter os dados desses estudos a agências reguladoras em breve. O imunizante, até o momento, não é usado no Brasil.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, Talita Chamone, ressalta a importância da vacinação e de seguir os protocolos. “A vacina é muito importante. Estratégica. Contudo, é preciso manter os cuidados básicos que aprendemos durante a pandemia. A pandemia não acabou. É necessário cuidar de nós mesmos e do próximo”. Minas Gerais enviou 32.006.868 de doses aos municípios, até 29 de outubro de 2021.

O estado recebeu, segundo o portal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até 29 de outubro de 2021, 32.783.509 de imunizantes, mais 5% de reserva técnica e 800 mil doses interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As doses foram distribuídas segundo tabela abaixo:

A pesquisa

O artigo  “Risco de Mortalidade de vacinados e não vacinados contra covid-19”, publicado no Centro de Controle e Prevenção de Doenças fez comparativo com pessoas vacinadas e não vacinadas contra covid-19 entre os meses de dezembro de 2020 e julho de 2021.

O objetivo do estudo foi contribuir com dados e análises, uma vez que poucos estudos foram conduzidos para avaliar a mortalidade não associada com covid-19 entre os grupos vacinados e não vacinados.

Os autores do artigo são mestres e doutores de instituições de pesquisa e ensino como Health Partes Institute de Minneapolis, Vaccine Study Centrer, Center Health Research de Portland, entre outros. Para saber mais sobre a equipe acesse  o artigo.

Metodologia

A população de análise consistiu em 6,4 milhões de vacinados com covid-19 e 4,6 milhões de pessoas não vacinadas com características semelhantes às dos grupos de comparação. Entre 3,5 milhões de destinatários da vacina Pfizer-BioNTech, 9,2% tinham entre 12 e 17 anos, 69,4% tinham entre 18 e 64 anos, 54,0% eram mulheres, 42,7% eram brancos, 21,4% eram hispânicos, 16,6% eram asiáticos, e 5,1% eram negros. Entre 2,6 milhões de receptores da vacina Moderna, 71,7% tinham idade entre 18 e 64 anos, 54,5% eram mulheres, 44,2% eram brancos, 23,1% eram hispânicos, 14,2% eram asiáticos e 5,6% eram negros. Entre 342.169 receptores da vacina Janssen, 87,5% tinham idade entre 18-64 anos, 4,1% tinham idade ≥75 anos, 48,0% eram mulheres, 45,1% eram brancos, 20,3% eram hispânicos, 13,4% eram asiáticos e 6,1% eram pessoas negras.

Depois de excluir as mortes associadas a covid-19, as Taxas de Mortalidade Padronizadas (TMP) gerais após a dose 1 foram de 0,42 e 0,37 por 100 pessoas-ano para Pfizer-BioNTech e Moderna, respectivamente, e foram de 0,35 e 0,34, respectivamente, após a dose 2 (Tabela 2). Essas taxas foram menores do que a taxa de 1,11 por 100 pessoas-ano entre o grupo de comparação da vacina de mRNA não vacinada (p <0,001). Entre os receptores da vacina Janssen, o SMR geral foi de 0,84 por 100 pessoas-ano, menor do que a taxa de 1,47 por 100 pessoas-ano entre o grupo de comparação não vacinado (p <0,001). Entre pessoas de 12 a 17 anos, as TMP foram semelhantes entre os recipientes da vacina Pfizer-BioNTech e os grupos de comparação não vacinados (p = 0,68 após a dose 1 e 0,89 após a dose 2). As TMP também foram semelhantes entre os destinatários da vacina Janssen e os grupos de comparação não vacinados entre asiáticos (p = 0,11). Entre outros subgrupos definidos pela vacina recebida, idade, sexo, raça e etnia, os receptores da vacina covid-19 tiveram Taxas de Mortalidade Padronizadas mais baixos do que seus homólogos não vacinados (p <0,05).

Link do artigo: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/70/wr/mm7043e2.htm?s_cid=mm7043e2_w

Por Leandro Peters Heringer