Na quinta-feira 21, a superintendente Noemi Portilho e os coordenadores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizaram oficina de fortalecimento de saúde com os municípios da microrregião de São Gotardo, no município que é sede da micro. O evento contou com a participação de prefeitos, secretários e técnicos dos municípios que compõem a microrregião.

Divulgação

Após abertura do evento, com falas dos prefeitos, foi apresentada a estrutura SRS-Patos de Minas, bem como os fluxos da referida Unidade administrativa. Posteriormente, foi realizada uma apresentação a respeito da microrregião de saúde de São Gotardo, que foi criada em 2019, considerando a histórica referência do município sede aos demais municípios da microrregião, bem como a potencial capacidade de resolução do território em média complexidade. A microrregião é composta por sete municípios: Arapuá, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Santa Rosa da Serra, Rio Paranaíba, Tiros e Matutina, que totalizam 92.621 mil habitantes.

Além disso, ainda houve conversas específicas sobre as coordenações da SRS-Patos de Minas com os representantes de cada município e uma roda de conversa com o município polo. “O evento, planejado há algumas semanas, foi extremamente importante para esclarecer aos prefeitos e aos gestores de cada município a relevância dessa nova microrregião e dos serviços prestados para ela. Poder escutar, proximamente, as dificuldades de cada representante e o que cada um precisa é significativamente pertinente para o fortalecimento da microrregião”, afirma Noemi Portilho.

Denise Abadia Pereira Oliveira, prefeita de São Gotardo, relata que, “como município sede da microrregião, São Gotardo, junto com a comunidade, tem realizado iniciativas que garantirão melhor atendimento por meio de UTI adulto e neonatal e por meio de centro de hemodiálise. O encontro sobre gestão de saúde pública da microrregião de São Gotardo foi proveitoso e produtivo pela análise do que temos e a visualização do que precisa ser feito. Assim, para que a microrregião cumpra sua função, é necessária uma gestão comprometida que garanta investimento em iniciativas que ampliem o atendimento” .

Por César Morais Rosa