Nos dias 21 e 22 de outubro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou o l Webinário Regional da Vigilância em Saúde, com o tema: “Refletindo sobre as Práticas de Integração nas Redes de Atenção à Saúde”. Cerca de 90 profissionais participaram do evento, cujo objetivo foi fortalecer as ações de vigilância na macrorregião Jequitinhonha e valorizar a necessidade de integração com o setor regulado das redes de atenção à saúde.

Divulgação

No primeiro dia de evento, representantes da Vigilância em Saúde dos 34 municípios que compõem a Regional tiveram acesso a uma intensa programação de palestras. Na manhã da quinta-feira 21/10, os temas abordados foram: Vigilância em Saúde e suas áreas de atuação, apresentado por Mariana Cristina Rocha, coordenadora da Vigilância em Saúde da SRS-Diamantina; Surtos de Covid-19: análise de risco e análise de dados; por Jean Carlos dos Santos Barrado, da Gerência de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Belo Horizonte; Notificação de Eventos Adversos de vacinas, por Evandro Luiz Silva, referência técnica da Vigilância Sanitária da SRS-Diamantina e Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica de Imunização da SRS-Diamantina.

Já no turno da tarde, as palestras abordaram os seguintes temas: Perfil epidemiológico das arboviroses em Minas Gerais, que teve como palestrante Erníria Carvalhais Silva, referência técnica responsável pelo boletim epidemiológico das arboviroses, da coordenadoria estadual de Vigilância das Arboviroses e, encerrando o primeiro dia do webinário, a palestra Resíduos de Saúde, abordada por Talles Ribeiro Couto, referência técnica da Vigilância Sanitária da SRS-Diamantina.

No segundo dia de evento, sexta-feira 22, os participantes iniciaram a manhã com as palestras: Vigilância em Saúde do trabalhador - o adoecimento do trabalhador e sua relação com o trabalho, com a apresentação da palestrante Magda Helena Reis Cota de Almeida, especialista em Saúde do Trabalhador – UFMG e, fechando o ciclo de palestras do webinário, Monitoramento da Qualidade da água para consumo humano - Sisagua, tema exposto pelo palestrante Renan Neves da Mata, gestor do Sisagua do Ministério da Saúde.

Na sexta-feira, os participantes puderam escolher um entre três minicursos oferecidos pela SRS-Diamantina: minicurso 1- Aspectos documentais e clínicos do tratamento para Leishmaniose Tegumentar e Visceral, ministrado por Cláudio Luiz Ferreira Júnior, referência técnica da Leishmaniose Tegumentar e Visceral; minicurso 2- Incidência estatística da Dengue com implementação de Diagrama de Controle, ministrado por Kesley Duarte de Jesus, referência técnica de Arboviroses e José Vicente Honorato, coordenador da Vigilância Epidemiológica; e o minicurso 3- Processamento de Materiais Médico-hospitalares, ministrado por Elaine Martins, enfermeira coordenadora do centro de material e esterilização da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Mariana Cristina Rocha, coordenadora da Vigilância em Saúde da SRS-Diamantina, avaliou a importância do evento. “Considero muito relevante a realização do nosso primeiro webinário, visto que as temáticas abordadas evidenciaram para os profissionais de saúde e gestores do SUS, as diferentes formas e faces de trabalho da Vigilância em Saúde, bem como o seu papel de orientadora do atual modelo de Atenção à Saúde. Foi uma experiência bastante positiva para todos da equipe, a qual agradeço imensamente pelo empenho de dedicação para a concretização desse evento. Obrigado a todos e até as próximas capacitações”, ressaltou.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Capelinha, Maria Aparecida de Fátima, participou do webinário e comentou sobre a qualidade do evento promovido pela regional. “Há quase 25 anos trabalho na área da gestão de serviços de saúde, no vale do Jequitinhonha. Entendo que o l Webinário Regional da Vigilância em Saúde foi um marco para a nossa macrorregião, pois ele abordou assuntos diversificados, que abrangeu todos os eixos da Vigilância em Saúde. Além disso, os temas foram apresentados por profissionais de ponta. Então, eu só tenho a agradecer e pedir que tenhamos mais eventos como esse. Parabéns à equipe da Vigilância em Saúde da Regional pelo apoio que tem dado aos municípios”, salientou Fátima.

“A realização do l Webinário Regional da Vigilância em Saúde foi muito importante, gratificante e desafiador, porque mesmo sem poder estar perto fisicamente, estamos avançando no fortalecimento das vigilâncias municipais com o uso das plataformas digitais. A Regional estará sempre de portas abertas e à disposição dos municípios. Aproveito para parabenizas a equipe Vigilância em Saúde da Regional pela organização do evento. Deixo, também, um agradecimento especial a todos os palestrantes que gentilmente aceitaram o nosso convite e enriqueceram o nosso evento com valiosas contribuições”, finalizou Cleya da Silva Santana Cruz, superintendente da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina.

 
 
 

Por Ricardo Maciel