A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos mobilizou os coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios de sua jurisdição para realizarem ações dentro da Campanha do Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama. A finalidade é intensificar as informações para a população sobre o câncer de mama e promover ações locais.

Divulgação

A mobilização segue as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que neste ano está ampliando o número de exames de rastreio do câncer do colo de útero e de mama.

Segundo a referência técnica da CAS/SRS Passos, Fabíola Silveira Lemos, a Campanha Outubro Rosa “é celebrada anualmente com o objetivo de divulgar informações relacionadas à promoção da saúde e prevenção da doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e redução da mortalidade feminina”.

Na reunião com os coordenadores, realizada no início do mês, Fabíola Lemos apresentou e repassou aos coordenadores municipais de APS o material informativo produzido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre o câncer de mama e divulgou o resultado dos indicadores de saúde relacionados à assistência da mulher na APS. “O conhecimento desses indicadores é dado importante para o conhecimento da realidade local e otimização das ações voltadas para a saúde da mulher”, disse.

Esses exames são a mamografia bilateral para o rastreamento do câncer de mama e o exame citopatológico do colo de útero, que é feito para rastrear o câncer de colo uterino.

A prevenção e o tratamento do câncer de mama e colo de útero são preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Conforme dados epidemiológicos divulgados pela Superintendência de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG, o câncer de mama é o mais frequente dentre as mortes por cânceres no Brasil. Minas Gerais, no ano de 2020, teve 5.211 casos diagnosticados e 1.762 óbitos. O câncer uterino foi detectado em 2.646 mulheres, com 452 mortes, sendo a sexta maior causa de perdas por tumores malignos no estado.

Essas doenças estão associadas a diversos fatores de risco, como alimentação não saudável, sedentarismo, obesidade, colesterol elevado, tabagismo e consumo de bebida alcoólica. Eliminar esses fatores é uma das recomendações para prevenção, além dos exames periódicos da mama e do papanicolau.

Por Enio Modesto