Divulgação

No dia 5 de outubro, a Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá realizou a reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) das duas microrregiões jurisdicionadas, Ubá e Muriaé, de forma presencial. O local foi, mais uma vez, a Sala Chiquinha Dias Paes (Cine-Teatro), do Fórum Cultural, gentilmente cedida pela prefeitura de Ubá para atender às exigências das normas sanitárias. Cerca de 60 pessoas participaram, entre técnicos da URS Ubá e secretários municipais de Saúde das 31 cidades, promovendo proposições para a melhoria das políticas públicas de saúde implementadas na região.

Saúde do Trabalhador

Entre informes e pautas apresentadas pelas coordenações da URS Ubá, houve também uma apresentação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Ubá) durante a CIB, com propósito de levar ao conhecimento dos gestores as competências e composições da Unidade, que tem caráter de abrangência regional. “Ofertamos retaguarda em Saúde do Trabalhador para os 20 municípios da microrregião de Ubá, dando suporte às referências técnicas municipais para acompanhar o planejamento, a execução, a avaliação e o monitoramento das ações específicas da área no município.  Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar formada por um médico do trabalho, um assistente social, um psicólogo, um fisioterapeuta, um engenheiro de segurança do trabalho, uma técnica de segurança do trabalho e recepcionista”, explicou Fernanda Moreno Gomes Andrade, psicóloga do Cerest de Ubá. Ela também informou o telefone (32) 3301-6501 e o e-mail cerest@uba.mg.gov.br para contato com o departamento.

Divulgação

Pactuações

O momento também propiciou a pactuação das metas do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Muriaé para o ano de 2021, feito pela Coordenação de Atenção à Saúde; bem como a pactuação do Fluxo de acesso das micros de Ubá e Muriaé para encaminhamentos junto o serviço de Hanseníase para a Casa de Saúde Padre Damião, pertencente à da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), organizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Outro informe repassado foi sobre o Planejamento Regional Integrado (PRI), em atendimento a resolução de consolidação CIT nº 01, de 30/03/2021, que tem por finalidade fortalecer a ação integrada e solidária entre a gestão municipal e estadual, contribuindo para a concretização do planejamento ascendente do SUS, que servirá de base para a elaboração do plano estadual de saúde.

A 186ª reunião ordinária conjunta da CIB MICRO de Ubá/Muriaé foi coordenada pelo novo diretor da URS/Ubá, Franklin Leandro Neto, empossado no dia 8 de setembro. Ele se apresentou aos gestores fazendo um breve relato de seu histórico junto ao SUS, e se colocando à disposição de todos. “Acentuamos a importância do fortalecimento da saúde pública regional, em especial as Redes de Atenção à Saúde, bem como a qualificação da gestão e dos serviços ofertados aos usuários do SUS”, disse Franklin.

Por Keila Siqueira de Lima