Na última terça-feira, 21/9, foi realizada, por videoconferência, a reunião do Colegiado de Saúde Mental com 53 profissionais da macrorregião Oeste. O foco do encontro virtual foi o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

Crédito: Willian Pacheco

As lesões autoprovocadas se concentram na população de 15 a 59 anos, de ambos os sexos. Em Minas, esses números são mais concentrados em mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Brasil como o oitavo país em número absoluto de suicídios. Há, em média, 11 mil casos por ano.

Para abordar o tema, o Colegiado convidou a psicóloga Cristiane Santos Souza Nogueira, de Itaúna, que trouxe como objeto a “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio de Setembro a Setembro”.

Na ocasião, os professores da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Carlos Alberto Pegolo da Gama, Vívian Andrade Araújo Coelho e a aluna Giulia Caldas Moreira abordaram a implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na região.

O Colegiado se reúne a cada dois meses e tem como objetivo alinhar a RAPS para melhorar a oferta do cuidado em saúde mental, discutir o fluxo das crises e urgências psiquiátricas da macrorregião Oeste e as ações de promoção da saúde mental dos profissionais de saúde e usuários.

 

Por Willian Pacheco