A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), realizou  na quarta-feira, 15, reunião de alinhamento para combate à febre amarela com os representantes dos municípios de Ubaí e Luislândia. O encontro, que tratou de tópicos pertinentes à gestão de saúde dos municípios, teve como objetivo apresentar e discutir assuntos  relacionados à  febre amarela como: prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Durante a reunião, os técnicos reforçaram que o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestres, quando há transmissão em área rural ou de floresta e urbano. Áreas de mata, mosquitos Haemagogus e Sabethes; áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes Aegypti.

Divulgação

Participaram da reunião, os técnicos da  GRS Januária:  Antonio Hermes, coordenador do núcleo de Vigilância em Saúde (VS); Marcus Orestes, referência técnica de Arboviroses; Givaldo Gomes de  Menezes, referência técnica de Epizootias. Do Nível Central, Raimundo Nato, rt da Central de UBV (ultra baixo volume) fumacê; Ivelton Geraldo Pedras Moura, responsável pelo depósito central de inseticida em Curvelo e rt em aerossistem; Dionísio Parcclie Costa, rt do Controle Vetorial, bem como, Eva Flávia Mendes  Freire, secretária municipal de Saúde de Ubaí; Thielly Chaymenny Aguiar, secretária municipal de Saúde de Luislândia e demais técnicos em saúde pública.

Febre amarela

A Febre Amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti, sendo uma doença de notificação compulsória imediata,  bem como, as Epizootias (dos animais), classificada como evento de saúde pública, e constitui uma ameaça à saúde coletiva.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população, é considerada medida mais eficaz para evitar casos graves da doença.

Por Enalda Rodrigues Diamantino