Imunizantes darão início à vacinação de adolescentes e aplicação da dose de reforço em idosos

Os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte recebem no sábado, 18, a 50ª remessa de vacinas contra a covid-19. Trata-se de 57.140 doses de vacinas da norte-americana Pfizer/BioNtech e da AstraZeneca/Universidade de Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A nova remessa encaminhada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) chegou a Montes Claros no fim da manhã, em aeronave da Polícia Militar.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS)de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que as vacinas da AstraZeneca serão utilizadas na aplicação da segunda dose em pessoas que aguardam a conclusão do esquema vacinal. Já as vacinas da Pfizer também são destinadas à aplicação da segunda dose; início da aplicação da dose de reforço em idosos acima de 80 anos; em idosos residentes em asilos e em pessoas imunossuprimidas.

Parte das vacinas da Pfizer também será utilizada para início da vacinação de adolescentes com comorbidades, na faixa etária entre 12 e 17 anos, residentes nos municípios que já concluíram a imunização de 90% dos adultos até 18 anos.

No dia 17, a SES-MG informou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou que a vacina da Pfizer é segura para os adolescentes de 12 a 17 anos. “Diante disso, permanecem em vigor as orientações previstas na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.508, de 3 de setembro de 2021, que aprova o uso do imunizante da Pfizer para a vacinação contra a covid-19 de todos os adolescentes de 12 a 17 anos, bem como para dose de reforço no Estado de Minas Gerais”.

A SES-MG observa que “a vacinação contra a covid-19 e avanço para esta etapa da campanha depende da disponibilidade de doses da vacina por parte do Governo Federal”.

Crédito: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

DISTRIBUIÇÃO

Nesta 50ª remessa para os 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS Montes Claros serão repassadas na segunda-feira, 20, um total de 38.080 doses de vacinas, sendo 29.580 doses da Pfizer e 8,5 mil doses da AstraZeneca. Além disso, a Superintendência Regional de Saúde vai entregar aos municípios vacinas CoronaVac para aplicação da segunda dose.

Montes Claros receberá 33.403 doses de imunizantes. Serão 10.360 doses da CoronaVac; 9.018 da Pfizer e 4.025 doses da AstraZeneca. Para 25 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária serão entregues 14.390 doses de imunizantes. Serão 11.640 doses da Pfizer e 2.750 da AstraZeneca. Já sete municípios da GRS Pirapora vão receber 4.670 doses de imunizantes divididos da seguinte forma: 3.420 doses da Pfizer e 1.250 doses da AstraZeneca.

Entre o dia 1º de setembro até o dia 18/9 a SES-MG completou o repasse de sete remessas de vacinas à SRS Montes Claros e às GRS de Januária e Pirapora. Ao todo são 257.426 novas doses de imunizantes incorporados à campanha de vacinação contra a covid-19 na região.

VACINÔMETRO

A macrorregião Norte contabilizou no dia 17, o montante de 1 milhão 038 mil 877 pessoas que já tomaram a primeira dose de vacina contra a covid-19. Os dados estão sendo contabilizados pelo painel Vacinômetro, divulgado pela SES-MG.

O painel aponta que entre os 86 municípios que compõem as áreas de atuação da SRS Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora, 481.293 pessoas já tomaram as duas doses de vacinas contra a covid-19 (CoronaVac, AtraZeneca, Pfizer) ou a dose única da vacina da Janssen.

 

 

 
 

Por Pedro Ricardo