A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas recebeu, nos dias 31/8 e 1/9, visita de técnicos do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para dimensionamento da força de trabalho da Unidade.

Com a publicação da RESOLUÇÃO SES/MG Nº 7076, DE 03 DE ABRIL DE 2020, que dispõe sobre a organização dos processos de trabalho das Unidades Regionais de Saúde (URS), houve a proposição de preenchimento do Mapa de Atribuição por Produto (MAP).

“O preenchimento do MAP por todos os setores foi uma experiência bastante proveitosa. Ao prestar as informações solicitadas sobre os trabalhos executados nós temos oportunidade de rever e avaliar os processos, nos conhecendo mais e reconhecendo nossas potencialidades. Agradeço a iniciativa por ter incluído todas as Regionais, todos os setores e todos os servidores neste processo. Nossa expectativa é que se for diagnosticado déficit de colaboradores possam ocorrer contratações para a recomposição da força de trabalho”, comentou Thaís Helena Prado Araújo, superintendente da SRS Alfenas.

Na primeira etapa, cada setor teve que elencar e descrever as atividades que executa, abrangendo a área de jurisdição da Regional e a macrorregião do estado. Nesta fase, cinco servidores do Estado, de cada setor, foram convidados a fazerem o preenchimento, elencando o nível de escolaridade necessário para a execução de cada tarefa e se ela pode ser realizada em teletrabalho. Por parte da SRS Alfenas participaram nesta fase, Luciana dos Santos – coordenadora de Gestão, Finanças e Prestação de Contas e Thayane Viana – Assessoria de Comunicação Social.

Na segunda etapa, as SRSs e GRSs receberam o compilado do MAP com as atividades de cada segmento, sendo: Assessoria de Governança Regional, Assessoria de Comunicação, Auditoria Assistencial do SUS, Coordenação de Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica, Regulação, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Gestão, Finanças e Prestação de Contas. As equipes mensuraram o tempo estimado para a realização e a frequência com que executam cada tarefa. Caso algum item não seja realizado, atualmente, pelo setor, foi estimado um tempo e justificada a motivação da ausência da ação.

A visita dos técnicos da Subsecretaria de Gestão Regional da SES-MG, Isadora Caroline Coelho Coutinho e Guilherme Eterovik Gonçalves de Melo Silva fizeram parte da terceira etapa do projeto. Conversando e revisando a planilha de cada setor, individualmente, eles poderão fazer estimativas de número de pessoas necessárias, formação indicada e entender particularidades de cada segmento ou região.

“Esse projeto tem o objetivo de elencar as atividades de cada setor, buscando uma melhor padronização e sistematização dos trabalhos. Ele vai subsidiar e orientar a SES no dimensionamento de suas forças de trabalho”, explicou Isadora.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi