Foi realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nessa quarta-feira (18/8), solenidade para entrega da Medalha de Mérito de Defesa Civil, em reconhecimento aos serviços relevantes prestados à comunidade mineira.

Crédito: Defesa Civil de Minas Gerais

Durante a abertura do evento, o governador Romeu Zema destacou a importância do trabalho realizado pelo órgão. “Como nosso estado está sujeito a enchentes, secas, desmoronamentos e algumas tragédias excepcionais, a Defesa Civil tem o seu papel ainda mais potencializado”, afirmou.

Entre os homenageados estava o subsecretário de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Darlan Venâncio Thomaz Pereira, que recebeu a medalha em razão do projeto Medicamento em Casa, responsável por realizar entrega domiciliar de medicamentos durante a pandemia pela Covid 19.

Crédito: Defesa Civil de Minas Gerais

O subsecretário destacou o trabalho desenvolvido pelas equipes, tanto do Nível Central da Secretaria, quanto das 28 Unidades Regionais de Saúde do Estado.

“Pessoalmente fico muito feliz pela honraria, mas sou minimamente lúcido para entender que ela não seria possível sem o trabalho de uma equipe gigante. Sou apenas a pessoa escolhida para recebê-la, mas essa homenagem é de muita gente. Os resultados surpreendentes do projeto e o sucesso na sua execução são frutos de um conjunto de iniciativas e detalhes, que possuem em comum o comprometimento de servidores públicos em proteger a vida de mineiros”, destacou.

Importância do Projeto

Inaugurado em abril de 2020, o projeto é fruto de parceria inédita entre a SES-MG, a Defesa Civil e a empresa de mobilidade urbana 99.

Segundo Darlan Venâncio Thomaz Pereira, durante a pandemia, na esteira de desenvolvimento de ações capazes de minimizar os desafios enfrentados nas estruturas de saúde, propostas inovadoras começaram a emergir, entre elas o Medicamento em Casa. “O projeto teve como objetivo principal preservar a vida de pacientes do grupo de risco da covid-19, gerando mais conforto e segurança assistencial e consistiu na entrega de medicamentos em veículos de aplicativos no domicílio de pacientes. Além da proteção à vida, o projeto trouxe conforto e tranquilidade a esses pacientes”, explicou.

Resultados

Com mais de 79 mil quilômetros rodados em todo o estado, de abril a setembro de 2020, foram realizadas 23.320 entregas, a um custo unitário de R$ 12,71 e 6.976 pacientes foram atendidos pelo projeto. Durante o funcionamento, as pessoas contempladas pelo Medicamento em Casa e com o cadastro atualizado no programa Farmácia de Minas recebiam uma ligação no dia anterior ao atendimento agendado, justamente para informar sobre a entrega dos remédios.

“O planejamento inicial contemplaria apenas quatro cidades e duas doenças. No entanto, esses números se tornaram pequenos frente ao que ele se tornou. Metas como “Número de pacientes atendidos pelo projeto”, “Total de entregas realizadas” e “Custo da entrega” foram todas superadas. Além desses indicadores, em pesquisa de satisfação aplicada a esses pacientes foi apurado que os serviços entregues pela Secretaria por meio do projeto se enquadravam em uma zona de excelência”, explica o subsecretário de Gestão Regional.

Por Jornalismo SES-MG