Os 31 municípios da área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá estão recebendo visita da equipe de Endemias, que acompanha e avalia a aplicação dos Planos Municipais de Contingência das Arboviroses Urbanas, bem como auxilia na construção deste instrumento nas cidades que ainda não possuem.

A ação, que teve início no fim do mês de julho, continua em vigor em agosto, tornando possível alinhar e qualificar ações de enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, antecedendo o período epidêmico, ou seja, de alta transmissão, que é o verão.

A referência técnica em Endemias da GRS Ubá, Hélcio Carlos Gonçalves Cruz, enfatizou que as ações de prevenção são as mais importantes, visto que o país possivelmente estará saindo de uma emergência sanitária num futuro próximo. “Minimizar surtos de Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus é primordial. Parte significativa da população se encontra com a saúde debilitada por terem sido afetadas pela pandemia da covid-19. Os sistemas de saúde ainda têm dúvidas a respeito dos efeitos de doenças que apresentam afinidades clínicas em um mesmo indivíduo, gerando riscos que poderão se tornar agravantes significativos. Por isso, estamos em visita técnica nas cidades jurisdicionadas a esta Regional, verificando e fortalecendo os trabalhos dos eixos temáticos dos municípios e, na mesma dimensão, a conscientização da população sobre a prevenção dos riscos”, disse Hélcio.

As cidades que já foram visitadas nesta iniciativa foram Antônio Prado de Minas, Eugenópolis, Guidoval, Miradouro, Miraí, São Francisco do Glória, Tocantins e Vieiras.

Por Keila Siqueira de Lima