A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou entendimentos com gestores de saúde de Montes Claros, Janaúba e Taiobeiras visando a expansão da rede de atendimento de pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Norte de Minas é a primeira região do estado que há dois anos tem a Santa Casa de Montes Claros como referência da rede AVC. A expansão dos pontos de atendimento está sendo proposta pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de viabilizar atendimento mais rápido aos pacientes nas microrregiões de saúde.

O coordenador de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, explica que em etapa inicial a SES-MG propõe que outros hospitais sediados em Montes Claros, Janaúba e Taiobeiras recebam o custeio do fornecimento de medicamento trombolítico utilizado no atendimento de pacientes vítimas de AVC. Medicamentos trombolíticos dissolvem coágulos sanguíneos que são, na maioria das vezes, a causa dos derrames.

Numa segunda etapa, a partir da estruturação dos serviços, essas instituições deverão solicitar ao Ministério da Saúde (MS) o credenciamento para inserção na rede AVC e, com isso, passarão a ter o atendimento aos pacientes custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A partir dos esclarecimentos repassados aos municípios vamos aguardar a relação das instituições que formalizarem a solicitação para o atendimento de pacientes vítimas de AVC. Então, a SES vai viabilizar o credenciamento dos novos serviços”, frisa o coordenador de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros.

A superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, entende que a iniciativa da SES-MG de ampliar a rede AVC é importante, pois vai reduzir o tempo de atendimento dos pacientes e as possibilidades de óbitos ou sequelas.

“O Norte de Minas possui grande extensão territorial e a articulação de trabalho, junto aos hospitais de referência, nas microrregiões de saúde, com as instituições que prestam atendimento de alta complexidade, se constitui fator importante para melhorarmos a capacidade de atendimento das demandas da população”, observa a superintendente.

A rede

A implantação, no Norte de Minas, do Projeto Madre Teresa de Calcutá, que compreendeu a criação da primeira rede de atendimento de pessoas vítimas de AVC em Minas Gerais foi realizada dia 1º de dezembro de 2016, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A rede foi viabilizada com aporte de aproximadamente R$1 milhão, valor disponibilizado pelo Rotary International à Santa Casa de Montes Claros, que criou uma ala de 20 leitos para atendimento exclusivo de pacientes vítimas de AVC.

Atualmente, o serviço é custeado pelo SUS e, segundo a Santa Casa, em dois anos de funcionamento já atendeu mais de dois mil pacientes. Em julho de 2020, por meio da Deliberação 3.193 e do Programa Rede de Resposta às Urgências e Emergências, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou R$1,5 milhão à Santa Casa para o atendimento de pacientes acometidos por AVC.

Crédito: Ascom/Santa Casa de Montes Claros

Por Pedro Ricardo