Na tarde da quarta-feira (14/7) foi realizado o webisimpósio sul-mineiro do Programa Saúde na Escola (PSE). Os municípios foram convidados a inscreverem projetos executados com a comunidade escolar, cujo objetivo foi ajudar no enfrentamento à pandemia de covid-19 e outros agravos. Cada uma das quatro Unidades Regionais de Saúde (URS) do Sul de Minas - Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha – selecionou um projeto para a apresentação. 

“Agradecemos todas as equipes da saúde e educação que se empenharam para a realização dos projetos e também deste webisimpósio. É um momento muito importante para que possamos dividir uns com os outros as experiências, permitindo que elas possam ser replicadas em outros territórios. Foi, certamente, muito difícil para cada Regional escolher apenas uma das iniciativas para apresentar. Muitos bons projetos ficam restritos ao município que teve a ideia e esse tipo de evento permite que sejam disseminadas essas iniciativas. O Saúde na Escola é muito importante pelas suas ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e ações sociais. Especialmente nesse contexto de covid-19, que nos deixa tão frágeis, compartilhar boas práticas é muito bom”, comentou Thaís Helena Prado Araújo, superintendente da Regional de Saúde de Alfenas.

A referência técnica da Promoção à Saúde da Regional de Pouso Alegre, Patrícia Costa Fonseca, também ressaltou a importância do Webisimpósio: “Esse evento permitiu o compartilhamento de experiências exitosas de ações realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, planejadas de forma intersetorial entre saúde e educação, realizadas no cenário da pandemia da covid-19. Foi um momento rico de trocas, apoio e estímulo a todos os municípios do Sul de Minas e outras regionais que também participaram do evento, fomentando importantes ações de proteção e promoção da saúde integral aos educandos”, disse a referência.

“Queria reforçar a importância de discussões com temas afins a estes, que valorizam, identificam, jogam luz às políticas públicas intersetoriais que, quando bem planejadas e implementadas, são efetivas, geram impacto tanto individual quanto coletivo no território onde ocorrem. Servem de referência e de incentivo para que outros busquem desencadear processos semelhantes, dentro de suas respectivas realidades. Aqui, especificamente, notamos como a atuação integrada da escola básica com a Atenção Primária é capaz de trazer benefício para o cidadão do território. Aliás, para além, formar cidadãos capazes de ter compromisso com sua realidade local, buscando melhorá-la”, concluiu o coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara.

As experiências exitosas apresentadas foram: “Gincana escolar vamos vencer a Covid-19” – município de Machado. O vídeo “Doutora Saúde orienta alunos: o que é preciso saber para se proteger do Coronavírus” – de Monte Santo de Minas. “Marcadores de consumo alimentar no planejamento da alimentação adequada e saudável entre educandos” –Paraisópolis. E “Xô dengue! Vira vira é a solução” - Cruzília.

“O Programa Saúde na Escola vem aproximar o setor da saúde da comunidade escolar e de forma intersetorial pretende atuar na diminuição das vulnerabilidades dos estudantes, contribuindo, dessa forma, também para a redução da evasão escolar. Atuando de forma conjunta, o setor saúde tem como resultado a diminuição das iniquidades em saúde e o setor da educação tem como resultado a frequência escolar, de forma a propiciar ao estudante o acesso ao seu direito básico de saúde e educação. O setor saúde atuando apenas no espaço da unidade de saúde não consegue abranger toda a população estudante e o setor educação trabalhando sem o apoio da saúde não consegue assegurar que questões envolvendo a saúde não interfiram no aprendizado e produtividade escolar.

Desta forma se faz muito importante a intersetorialidade, o trabalho conjunto do setor saúde e educação e outros setores do município como a assistência social e o esporte, por exemplo, para que juntos possam planejar as ações de acordo com as características e especificidades do seu território e população. É essencial que os gestores municipais de saúde e educação se apropriem do grande potencial que tem o PSE de mudar a realidade do seu território para melhor. Eventos como este são de grande relevância para aprofundar sobre o programa, conhecer experiências de sucesso e aproximar os setores”, enfatizou Emily Avelar, referência técnica de Promoção à Saúde da SRS Alfenas.

A Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e o novo currículo referência de Minas Gerais, competências e habilidades que retratam questões da saúde foram abordados por Rosália Martins Diniz, referência técnica do PSE na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Já a experiência da Undime e a importância do PSE foram abordados por Ednamar Aparecida Assunção, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-MG.

A programação contou também com a participação de Nayara Resende Pena, referência técnica do Programa Saúde na Escola, no nível central, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Ela parabenizou a iniciativa como uma oportunidade de ver o resultado das práticas do Saúde na Escola nos municípios, com a atuação das escolas e a repercussão nas famílias. “O Programa Saúde na Escola busca promover a integração das diretrizes da Saúde e da Educação para enfrentamento de vulnerabilidades, ampliação do acesso aos serviços de saúde e melhoria da qualidade de vida dos estudantes e da comunidade onde estão inseridos. Tem o objetivo de melhoria do rendimento, da frequência escolar e da formação integral dos estudantes. Nós percebemos uma queda no número de ações do PSE em 2020, acreditamos que em função das dificuldades trazidas pela pandemia e pelo ensino remoto, por isso é tão importante fomentá-las”, explicou.

Crédito: Divulgação  

 

Por Assessores de comunicação das Unidades Regionais de Saúde do Sul de Minas