Divulgação

No último mês de junho, a sede da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no bairro Gameleira, em Belo Horizonte, recebeu homenagem de artistas com grafites em parte de sua fachada. Mensagens diversas como esperança, saúde, papel da mulher no combate à pandemia e igualdade racial, entre outras, literalmente rodearam o ambiente em que as vacinas, que são ao mesmo tempo insumos e doses de esperança e saúde para a população, são acondicionadas até a expedição para os municípios.

As imagens chamam a atenção tanto dos motoristas quanto dos pedestres. As representações gráficas levam o conceito ampliado de saúde – bem-estar, qualidade de vida, inclusão - para fora dos muros da central de distribuição do Estado e da Unidade Regional de Saúde (URS) de Belo Horizonte. “Passei de carro aqui e tive que parar para ver. Ficou muito bonito e diferente. Além de passar mensagens positivas essenciais neste momento”, comentou a psicóloga e pedagoga, Naiara Colini.

Contudo, outro grupo, intramuros, também é representado e motivado pelas ilustrações, os trabalhadores e as trabalhadoras responsáveis pelo trabalho de imunização. Enfermeira e uma das referências na entrega das vacinas da Rede Frio da Regional de BH, Elisabeth Cristina de Oliveira Paes, ressalta o impacto da arte na equipe. “A equipe ficou positivamente surpresa. Chegar ao trabalho e ver as ilustrações traz um ambiente mais bonito, humanizado e valoriza nosso trabalho. A URS-BH possui cerca de 62% da força de trabalho de mulheres. Assim, a ilustração das mulheres na linha de frente realmente nos representa. ”  Auxiliar administrativo do setor de imunização da Regional BH, José Augusto Ribeiro Júnior, salienta o papel de humanização dos grafites: “Deu um ar mais leve. As pichações deixavam o lugar muito feio. Deu mais vida. O ambiente ficou mais bonito e agradável. Mostrou, mais uma vez, que arte e saúde podem andar juntos”.

A ação foi iniciativa da SES-MG junto com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e o movimento Unidos pela Vacina. O curador artístico foi o artista Negro F.

Divulgação

Por Leandro Peters Heringer