A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou nesta semana, a 14 hospitais do Norte de Minas, nova remessa de 8.995 medicamentos do kit intubação, utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratar também pacientes com covid-19. As instituições contempladas estão sediadas em Montes Claros, Monte Azul, Brasília de Minas, Itacarambi, Bocaiúva, Pirapora, Mirabela, São Francisco e Salinas. Com a nova remessa, nos últimos dois meses, os hospitais somam o recebimento de 37.885 medicamentos.
Nesta nova remessa estão sendo contemplados com o recebimento de Fentanila, Midazolam ou Propofol os seguintes hospitais: Santa Casa de Montes Claros (3.070 medicamentos); Hospital Regional de Janaúba (1.685); Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (1.130); Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora (870); Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas (820); Hospital Aroldo Tourinho (570 unidades); Hospital Municipal Senhora Santana, de Brasília de Minas (550); Hospital Municipal Dr. Gil Alves, de Bocaiúva (140); Hospital Universitário Clemente de Faria (80); Prontosocor (50); Fundação Médico Assistencial Major Domingos de Deus Correa, de Monte Azul e o Hospital Municipal Dr. Bricio de Castro Dourado, de São Francisco (10 unidades para cada instituição); Hospital Municipal Gerson Dias e o Hospital Municipal São Sebastião, de Mirabela (5 unidades para cada instituição).
O quantitativo disponibilizado pela SES-MG para cada instituição toma como base dados fornecidos semanalmente pelos hospitais à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e às Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora. Isso possibilita à SES-MG fazer o monitoramento das necessidades de apoio às instituições que não têm conseguido receber, com regularidade, medicamentos comercializados por empresas privadas. As instituições têm a opção de retirar os medicamentos diretamente na rede de frio da SES-MG, em Belo Horizonte, ou receber via Correios.
Os critérios para a distribuição de medicamentos do kit intubação foi pactuado pela SES-MG com o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems). A SES observa que novas aquisições de medicamentos são planejadas de acordo com as oportunidades de mercado, mas reforça a necessidade de que os dirigentes dos hospitais mantenham as tentativas de prospecção de itens, levando em conta a insuficiência e a indisponibilidade temporária de medicamentos devido ao aumento de demandas em todas as regiões do país.

Por Pedro Ricardo