A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou, no dia 24 de junho, reunião com hospitais e municípios de sua área de abrangência para reforçar o alinhamento de processos de trabalho no enfrentamento da covid-19. Também foram apresentados os cenários epidemiológicos, sanitários e assistenciais relacionados à doença na região.

Crédito: Thayane Viana de Carvalho Lenzi

“É muito importante que toda a equipe que trabalha ou frequenta o hospital esteja envolvida nesse reforço de medidas preventivas. Sendo hospital de atendimento covid-19 ou não. A gente sabe que é um momento novo para todos, que as equipes estão cansadas, desgastadas, mas não podemos baixar a guarda. É preciso muito cuidado também com a movimentação entre setores, quando for necessário, que se cumpra os protocolos de higienização sempre”, destacou Andréa de Fátima Santos Carvalho, coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS Alfenas.

A reunião foi uma proposição da sala de situação da Regional, que sentiu a necessidade de ouvir os hospitais em conjunto e proporcionar a troca de experiências entre eles, além de sanar dúvidas em geral com as áreas técnicas da SRS.

Flávia Ribeiro Macedo, do setor de epidemiologia da Santa Casa de Alfenas, relatou a experiência do hospital. “Foram reforçadas as sinalizações visuais, com demarcações de espaço que cada um pode ocupar e há um trabalho constante de capacitação com os colaboradores. Eles estão bastante conscientes e sabem que se houver algum descuido, estarão colocando em risco a eles mesmos, os colegas, familiares e pacientes. A equipe está sempre vigilante e aberta aos processos dessa nova cultura e hábitos que a pandemia trouxe, inclusive pela circulação no hospital. ”

“Mais do que nunca, todos nós precisamos estar atentos às questões de biossegurança. O equipamento de proteção individual utilizado errado ou fora do prazo indicado, pode gerar mais contaminações. É preciso estar atento também ao descarte correto e lavagem das mãos adequadamente”, reforçou Waldete Brandão de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Alfenas.

A importância do monitoramento de medicamentos disponíveis foi ressaltada por Renata Liboni, coordenadora da Farmácia da SRS Alfenas.  “É fundamental o preenchimento adequado e realista dos formulários de monitoramento de estoques de medicamentos, enviado pela Regional, permitindo assim envios e remanejamentos adequados.  O hospital tem seus sistemas de gerenciamento de estoques e consumo médio mensal. Por isso, é fundamental que esse controle seja bem feito. ”

Foram convidados os coordenadores de Vigilância Epidemiológica, coordenadores da Vigilância Sanitária, coordenadores de Atenção Primária, enfermeiros, farmacêuticos e referências técnicas dos hospitais.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi