Ao longo da semana passada (14 a 18/6), uma equipe multiprofissional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve em Araxá, no Triângulo do Sul, realizando reuniões de trabalho a fim de reorganizar os fluxos de atendimento aos pacientes com sintomas de covid-19. Representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também participaram da força-tarefa. Nesta segunda visita ao município, o objetivo foi ajudar a instituir novo processo de comunicação entre Secretaria de Saúde, prestadores e demais atores envolvidos na assistência.

Crédito: Sara Braga

De acordo com Nara Carvalho, técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas) e integrante da equipe, “nosso retorno a Araxá, enquanto Governo de Minas, juntamente com os técnicos do município, se deu para estabelecermos um plano de ação visando o aperfeiçoamento das comunicações e ações pertinentes à vigilância e assistência dos casos de covid-19 no âmbito municipal”. Ainda de acordo com Nara, a presença da equipe da SES-MG, junto aos gestores municipais, reforça a necessidade de atender bem ao cidadão.

A secretária municipal de saúde, Lorena de Pinho, explica que, mais uma vez, a força-tarefa esteve em Araxá, trazendo agora novas estratégias. Segundo ela, “foram realizadas visitas técnicas nas unidades covid-19, e foi apresentado um sistema de comando em operações para o qual recebemos capacitação”.

Os profissionais do município também receberam palestras dos profissionais João Paulo Ramos Campos, médico infectologista do Hospital Eduardo de Menezes, e Bárbara Brito de Carvalho e Borges, fisioterapeuta do Hospital da Polícia Militar, ambos em Belo Horizonte.

Em Ituiutaba, Triângulo Norte, outra equipe da força-tarefa visitou, no dia 16/6, o Hospital São José, o Centro de Medicina Intensiva de Minas Gerais, o Ambulatório Covid-19, a UPA MI e o PSF Independência para conhecer, de perto, a realidade local e também avaliar a possibilidade de aumento de leitos para atendimento covid-19. Durante a visita técnica, o grupo se reuniu com a equipe da Atenção Primária, com a prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, e demais prefeitos da microrregião de Ituiutaba para alinhamentos das ações de apoio ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

Para Adriana Vilella, coordenadora da força-tarefa, “a equipe da força-tarefa, após avaliação da situação apurada, irá enviar um relatório com recomendações. A partir do retorno dos gestores municipais ao relatório, vamos enviar um plano de ação para ser executado no enfrentamento da covid-19”.

Por Sara Braga