A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou, no dia 17 de junho, a distribuição da 9ª remessa de vacinas contra a gripe aos 54 municípios que integram sua área de atuação. Os imunizantes vão reforçar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, iniciada dia 12 de abril, tendo como público-alvo aproximadamente 8,5 milhões de pessoas residentes em Minas Gerais e 79,7 milhões de pessoas em todo o país.

Levando em conta terem maior número de habitantes, dez municípios que integram a SRS Montes Claros estão recebendo maior quantidade de imunizantes: Montes Claros (27.850 doses); Janaúba (4.920); Bocaiúva (3.290); Salinas (3.070); Porteirinha (2.650); Taiobeiras (2.390); Jaíba (2.330); Espinosa (2.240); Rio Pardo de Minas (1.860) e Coração de Jesus (1.830 doses).

Atualmente, a campanha está em sua terceira etapa, com previsão de término dia 9 de julho. Nessa fase, o público-alvo é constituído por pessoas portadoras de comorbidades; deficientes físicos permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores do sistema portuário; Forças de Segurança e Salvamento; militares das Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Créditos: Ascom/SES-MG

Na primeira etapa da vacinação, iniciada dia 12 de abril, o público-alvo do Norte de Minas foi constituído por 200.667 crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e indígenas. Do total desse público-alvo, 129.577 pessoas residem na área de abrangência da SRS Montes Claros.

A segunda etapa da campanha foi iniciada dia 11 de maio, tendo como público-alvo idosos com idade a partir de 60 anos e professores das redes pública e privada de ensino.

A meta é que os municípios alcancem 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários de vacinação. Para isso, neste ano, cada município tem autonomia para definir o “Dia D” de mobilização do público-alvo para imunização, levando em conta a realidade de cada localidade. Para a implementação da campanha, os municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros já receberam 271.890 doses de vacinas, além das que começaram a ser repassadas a partir do dia 17/6.

Cobertura vacinal

Até o momento, os 54 municípios que compõem a área de abrangência da SRS de Montes Claros contabilizam 72,8% de crianças com idade até seis anos já vacinadas. Isso representa mais de 63,4 mil crianças que receberam a vacina contra a gripe. Por outro lado, com 1.312 pessoas imunizadas, as puérperas compõem o segundo grupo com maior percentual de cobertura vacinal, correspondendo a 71% do público-alvo.

Entre as gestantes, a cobertura vacinal chegou a 64,8%, correspondendo a 7.287 pessoas imunizadas. Por outro lado, 16.386 profissionais da saúde também já receberam a vacina contra a gripe, o que corresponde a 55,9% do público-alvo. Outros 7.802 professores também já foram vacinados, correspondendo a 52% do total previsto. Já entre os idosos, o percentual de cobertura vacinal está em 48,1%, correspondendo a 76.759 pessoas que já tomaram a vacina contra a gripe.

Prevenção

Agna Soares Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, destaca a importância da vacinação dos grupos prioritários contra a gripe, levando em conta que “a imunização previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde. Além disso, a vacinação reduz os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19”.

A coordenadora lembra ainda que a campanha contra a gripe está coincidindo com a vacinação contra a covid-19. Por isso, "considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. Neste momento, a orientação repassada às secretarias municipais de Saúde é a de que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a covid-19, deverão priorizar a dose contra o novo coronavírus. Na oportunidade, as pessoas deverão agendar a vacinação contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias”, frisa Agna Menezes.

Por Pedro Ricardo