Dando continuidade ao trabalho de apoio aos hospitais na aquisição de medicamentos que compõem o kit intubação, utilizados também para tratamento de pacientes acometidos pela covid-19, na semana passada nove instituições sediadas no Norte de Minas foram contempladas com o recebimento de nova remessa de 21.148 unidades de Diazepam, Fentanil, Propofol e Midazolam. O repasse dos medicamentos está sendo viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e foi iniciado terça-feira, 15. As instituições têm a opção de retirar os medicamentos diretamente na rede de frio da SES-MG, em Belo Horizonte, ou receber via Correios.

Crédito: Divulgação

Em maio, e até a primeira quinzena deste mês, as instituições de saúde do Norte de Minas, que integram a rede de referência no tratamento de pacientes com covid-19, receberam 28.190 medicamentos. O quantitativo disponibilizado pela SES-MG para cada instituição toma como base dados fornecidos semanalmente pelos hospitais à SRS Montes Claros e às Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora. Isso possibilita à SES-MG fazer o monitoramento das necessidades de apoio às instituições que não têm conseguido receber, com regularidade, medicamentos comercializados por empresas privadas.

Na remessa disponibilizada nesta semana estão 16.665 unidades de Fentanil; 4.423 unidades de Diazepam; 50 de Midazolam e 10 unidades de Propofol. Em Montes Claros, as instituições contempladas são: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro com 11.553 medicamentos e a Santa Casa com 6.175 unidades.

As demais instituições do Norte de Minas que receberam medicamentos são: Hospital Regional de Janaúba (2.450 unidades); a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora (690); a Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo, de Manga (120); Hospital Municipal São Vicente, de Coração de Jesus (280); Hospital Municipal de Francisco Sá (50); Hospital Municipal Gerson Dias, de Itacarambi (20) e o Hospital Municipal de Januária (10 unidades).

Em comunicado enviado aos dirigentes regionais de saúde e coordenadores do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a SES-MG ressalta que os critérios para a distribuição de medicamentos do kit intubação foram pactuados com o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems). A Secretaria observa que novas aquisições de medicamentos são planejadas de acordo com as oportunidades de mercado, mas reforça a necessidade de que os dirigentes dos hospitais mantenham as tentativas de prospecção de itens levando em conta a insuficiência e a indisponibilidade temporária de medicamentos devido ao aumento de demandas em todas as regiões do país.

Por Pedro Ricardo