A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina buscou na sexta-feira (4/6), a 22ª remessa de vacinas contra o novo coronavírus na Central Estadual da Rede de Frio, em Belo Horizonte. O quantitativo de doses destinadas à Regional de Leopoldina, nessa remessa, foi de 5.000 doses da AstraZeneca e 774 da Pfizer.

Crédito: Aline Costa Rezende

Conforme diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, as doses de AstraZeneca destinam-se à continuação da vacinação dos grupos enquadrados em comorbidades e deficiência permanente e aos profissionais da Educação do ensino básico. As doses da Pfizer são para a vacinação de trabalhadores do transporte aéreo, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz com algum acometimento na saúde, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades.

O diretor da Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, informou que “estas doses são de extrema importância, pois permitem a continuidade da imunização dos grupos prioritários e o início, muito esperado, da vacinação de trabalhadores da Educação a partir do grupo de ensino básico”.

Cada operação da maior campanha de vacinação de todos os tempos, em Minas Gerais, movimenta inúmeros profissionais comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia o controle da pandemia no país.

Por Aline Costa Rezende