A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira recebeu, no dia 24 de maio, 2.340 doses de vacinas contra covid-19 da Pfizer, sendo 1.170 doses direcionadas ao município de Itabira e 1.170 doses para João Monlevade. O imunizante da Pfizer será destinado às pessoas com comorbidades, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e deficientes permanentes.

Crédito: Divulgação

A referência técnica em Imunização da GRS Itabira, Marcella Cristina Silva Braga, destacou a importância da chegada do novo lote e informou que o setor de Imunização dos municípios de Itabira e João Monlevade retiraram as doses na tarde do mesmo dia.

“É importante recebermos mais uma remessa de vacinas para primeira dose. Recebemos essas 2.340 doses de vacinas da Pfizer e serão mais 2.340 pessoas imunizadas. Isso é sempre bom, vamos seguindo com a campanha, buscando atingir o objetivo”, afirmou Marcela.

As duas cidades mencionadas atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), em acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG Nº 3.408 do dia 18 de maio de 2021), para armazenamento e manipulação do imunizante. Esta é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

“Dos 24 municípios que compõem a região de saúde da GRS de Itabira, apenas dois, Itabira e João Monlevade possuem população acima de 79 mil habitantes; que é o primeiro critério para receber essa remessa”, ressaltou Marcella.

As doses fazem parte da 20ª remessa de imunizantes enviada pelo MS e, pela primeira vez, outras cidades mineiras além da capital são contempladas com o imunizante da Pfizer. Até então, só Belo Horizonte havia recebido esta vacina, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Compõem o 20º lote outras 435.500 doses da AstraZeneca e 8.200 doses da CoronaVac, que já foram distribuídas, por via terrestre, a partir da Central Estadual de Rede de Frio.

Por Jornalismo SES-MG