Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado hoje, 31/05, para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Este ano, com o tema Comprometa-se a parar de fumar durante a COVID-19”, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) veicula uma campanha educativa para conscientizar os fumantes a parar de fumar durante a pandemia de coronavírus.

Crédito: Divulgação

Em cenário de pandemia, fumar é considerado fator de risco para a covid-19 devido às várias doenças que esse hábito acarreta, principalmente aquelas ligadas ao sistema respiratório. Além disso, os riscos do tabagismo também estão relacionados ao contágio, pois o ato de fumar proporciona constante contato das mãos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, além da retirada da máscara, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.

“O tabagismo é também considerado como um fator de risco para a infecção do coronavírus e para o desenvolvimento de casos graves da covid-19. Por isso, a campanha deste ano tem como foco os riscos que o tabaco traz. Comprometer-se a parar de fumar durante a pandemia é uma necessidade urgente”, alerta a coordenadora Programas de Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo, Nayara Resende Pena.

A campanha foi idealizada com o objetivo de mostrar os benefícios alcançados com cessação do tabagismo. Este ano possui um ícone/”selo” com o slogam “Comprometa-se a parar de fumar durante a COVID-19”, além de posts informativos e educativos sobre as razões e os benefícios de parar de fumar. Também foram criados figurinha de whatsapp e ‘gifs’ sobre o tema da campanha e banner para site, hotsite, intranet e redes da SES.

A campanha aborda ainda a necessidade de políticas públicas de saúde que auxiliem as pessoas a parar de fumar. Incentiva o acesso aos serviços de tratamento do tabagismo do Sistema Único de Saúde (SUS) e o aumento da conscientização sobre as razões para parar de fumar e os benefícios de se parar de fumar, buscando informar os usuários de tabaco.

Conheça a campanha no hotsite https://www.saude.mg.gov.br/tabagismo

Riscos de fumar, razões para parar

Em Minas Gerais, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, estima-se que cerca de 10% das pessoas maiores de 18 anos sejam fumantes. E que a frequência de fumantes tende a ser menor entre os adultos jovens (antes dos 25 anos de idade) e entre os adultos com 65 anos e mais.

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, principalmente os de pulmão; pode estar associado a outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens; e é considerado fator de risco para a covid-19.

Segunda a coordenadora, Nayara Pena, são muitas as razões para parar de fumar. Além de colocar em risco a saúde da própria pessoa, também afeta a saúde dos amigos e dos familiares que estão expostos à fumaça.

Com a pandemia, há um risco adicional, pois também aumenta o risco de contágio de covid-19.

“O tabagismo é uma doença que precisa de tratamento. Fumar traz vários riscos à saúde das pessoas, por isso, a SES-MG incentiva buscar ajuda no SUS para a cessação do uso de tabaco”, completa.

Parar na pandemia

A Pandemia da COVID-19 trouxe uma situação delicada e inesperada para a coletividade. Parar de fumar pode ser desafiador, especialmente com o estresse social, emocional e econômico adicional que surgiu como resultado da pandemia.

Em uma pesquisa realizada pela Fiocruz, verificou-se que durante a pandemia cerca de 23% dos fumantes aumentou o consumo diário em 10 cigarros e 5% em 20 cigarros. A pesquisa ConVid Pesquisa de Comportamentos, 2020, pode ser acessada em https://convid.fiocruz.br/index.php?pag=fumo

“É possível parar de fumar, e o SUS pode ajudar com esse objetivo que, por mais desafiador que seja no contexto atual de estresse decorrentes da pandemia, agora mais ainda é importante tomar essa atitude”, lembra Nayara Pena.

O tratamento para cessação do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS) consiste no aconselhamento terapêutico estruturado/abordagem intensiva e a utilização dos medicamentos dependerá da avaliação clínica individual do paciente.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desenvolve junto aos municípios mineiros ações de antitabagismo nos campos da promoção da saúde, da prevenção e tratamento por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo.

O tratamento das pessoas tabagistas é ofertado prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para tanto, o usuário deve procurar a unidade mais próxima de sua residência.

Durante a pandemia os atendimentos têm sido realizados pelas equipes de saúde de forma online ou individual. Para mais informações sobre o tratamento, acesse www.saude.mg.gov.br/tabagismo ou ligue 136.

Mitos e verdades

Parar de fumar envolve muitas falsas construções sociais e crenças. Algumas podem até comprometer o processo de se livrar da dependência do fumo. Por isso, abaixo, elaboramos uma lista de mitos e verdades, que pode ajudar as pessoas a compreenderem melhor tudo que envolve o processo:

Existe tratamento gratuito para o tabagismo?

Verdade! O SUS oferece tratamento para tabagismo por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, com profissionais de saúde qualificados. As pessoas que desejam parar de fumar devem ligar para a sua Unidade de Saúde para mais orientações.

Quem já tentou, mas voltou a fumar um dia conseguirá parar em definitivo?

Verdade! A cada tentativa, se conhece as maiores dificuldades e aprende-se a controlá-las, sem fumar. Com o tempo você vai aprendendo que, além do cigarro não resolver seus problemas, ele está tirando sua saúde.

Após 2 horas sem fumar, não há mais nicotina circulando no sangue do fumante?

Verdade! Ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são imediatos, parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida.

A prática de meditação, musicoterapia, escalda pés, entre outras alternativas de terapia complementar, ajudam a parar de fumar?

Verdade. A práticas dessas atividades saudáveis ajudam a lidar com as emoções e ansiedades, além de melhorar a disposição.

Sempre vai ser preciso usar medicamentos para parar de fumar?

Mito. O tratamento para cessação do tabagismo no SUS consiste no aconselhamento terapêutico estruturado/abordagem intensiva e a utilização dos medicamentos dependerá da avaliação clínica individual do paciente. Somente o uso do medicamento não ajuda a pessoa a parar de fumar.

 

Saiba mais sobre o tabagismo em: https://www.saude.mg.gov.br/tabagismo.

Por Jornalismo SES-MG