O Painel de Monitoramento de Casos de Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) passa a divulgar, neste mês de maio (13/5), a taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátricos a partir de hoje, 17/05. Além desse recurso, a ferramenta apresentará  o quantitativo disponível no estado, por meio de dados atualizados diariamente, que podem ser acessados no link https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel.
 
Em Minas Gerais, de acordo com os dados de 16/05, são 196 leitos de UTI pediátrico em produção, sendo 79 destinados a pacientes acometidos pelo novo coronavírus. A taxa de ocupação está em 37,2% e atendem pessoas com 29 dias de vida até 18 anos, de acordo com as rotinas de cada instituição de saúde.
 
De acordo com a Coordenadora da Sala de Situação e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG), Eva Lídia, com o novo recurso, a Secretaria amplia a transparência na divulgação dos dados que permitem acompanhar a evolução da pandemia no estado. “O Painel é mais um meio de comunicação do Governo de Minas para divulgar informações sobre a pandemia de covid-19. A ferramenta fornece à população dados disponíveis sobre a evolução da doença. Desde quando foi lançado, traz diversas informações para o público interno, externo e gestores de saúde. O novo recurso vai ampliar a transparência dos dados”, avalia Eva Lídia.
 
Painel
 
Fonte oficial dos dados de covid-19 em Minas, o Painel de Monitoramento de Casos da SES-MG foi desenvolvido pelos técnicos da Sala de Situação da Secretaria com a finalidade de acompanhar o cenário epidemiológico da doença; divulgando detalhamentos sobre as regiões de saúde, a presença de variantes, taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria. Informações referentes aos internados no estado são extraídos do SUSfácil-MG, sistema informatizado de regulação do acesso aos leitos para internações totais e internações de casos suspeitos ou confirmados de infecção pela covid-19, no SUS-MG. Vale ressaltar que a qualidade das informações depende da alimentação correta do SUSfácil-MG pelos prestadores. As informações são calculadas diariamente e refletem a situação da ocupação dos leitos no momento da extração dos dados, sendo, portanto, um retrato da situação dos leitos.

Por Jornalismo SES-MG