Região central ultrapassa um milhão e meio de vacinas aplicadas contra covid-19 e 300 mil casos recuperados | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Os 39 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte ultrapassaram um milhão da primeira dose de vacina contra a covid-19 aplicadas após a 18ª remessa recebida. Segundo dados do vacinômetro estadual (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro), em 10 de maio, a cobertura vacinal, em relação aos grupos prioritários, estava em 85,48% da primeira dose e 43,55% em relação à segunda dose. São 1.001.242 imunizantes aplicados na primeira dose e 457.197 na segunda dose, totalizando  1.508.749 doses.

Considerando-se os grupos prioritários dos municípios da Regional BH, a cobertura vacinal da primeira dose possui percentual superior a 90% nas categorias de trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas de 65 a 89 anos. Na categoria de pessoas acima de 90 anos, 88,96% foram vacinados, bem como a totalidade dos idosos em instituições de longa permanência.

Em relação à segunda dose, ainda em andamento, 84,96% dos idosos em instituições de permanência receberam a segunda dose. O percentual de pessoas vacinadas com a segunda dose ultrapassa 80% também na população entre 70 e 79 anos.

O trabalho das equipes de saúde para a maior campanha de vacinação da história de Minas Gerais não pára. A referência técnica de imunização da SRS Belo Horizonte, Camila Silva de Freitas explica o papel da Regional no processo da vacinação. “Na Campanha de vacinação contra covid-19 temos nos empenhado para garantir agilidade de entrega das vacinas aos municípios para que a população possa ser vacinada o mais rapidamente possível, sempre zelando pela qualidade do produto a ser entregue.”

Queda em óbitos e internações de idosos

Dados da equipe técnica da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam que, na segunda quinzena de janeiro deste ano, 25,1% dos óbitos registrados no estado pela doença ocorreram entre pessoas de 80 a 89 anos. Já na segunda quinzena de abril, este número caiu para 9,9% do total de mortes registradas.

Entre as pessoas acima de 90 anos, a queda foi de quase sete pontos percentuais, passando de 8,6%, do total de óbitos registrados por covid-19, para 2%. Na faixa etária entre 70 a 79 anos também é possível verificar uma redução: em janeiro, 29,5% do total de óbitos eram de pessoas nesta faixa etária. Em abril, este número reduziu para 27,4%

Permanecer com cuidados

Mesmo com números crescentes da população vacinada, cuidados devem ser tomados até por quem já vacinou: uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações, ressalta a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional BH, Talita Chamone. “A vacina é muito importante. Estratégica. Contudo, é preciso manter os cuidados básicos que aprendemos durante a pandemia. A pandemia não acabou. É necessário cuidar de nós mesmos e do próximo.”

Nos municípios de abrangência da SRS-BH, de acordo com dados do Painel da SES-MG, (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel), em 10 de maio, ocorreram 354.371 casos confirmados, são 327.514 casos  recuperados,17.272 estão em acompanhamento, e 9.585 óbitos.

Cadastros e calendários sobre a vacinação contra a covid-19 podem ser encontrados nos sites e nas mídias sociais dos municípios. Informações a respeito de vacinas, prevenção e dados de Minas Gerais podem ser acessados nas mídias sociais e nos portais SES-MG.

Por Leandro Heringer