Norte de Minas recebe seringas, medicamentos do kit intubação e testes para covid-19 | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros recebeu nesta sexta-feira, 7, nova remessa de 258.500 seringas agulhadas que serão repassadas aos 54 municípios que integram a sua área de atuação, para a continuidade da campanha de vacinação contra a covid-19. Em janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou aos 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas 527.500 seringas, que estão sendo utilizadas para a vacinação contra a covid-19.
Além das seringas, a SES-MG disponibilizou 8.100 testes rápidos para detecção de antígenos da covid-19 para 68 municípios do Norte de Minas. O quantitativo repassado aos municípios toma como base o número de requisições de exames registrado no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), considerando o intervalo de tempo que compreende todo o ano de 2020 até 13 de março deste ano.
Os testes são imunológicos que detectam a presença de um antígeno viral específico. São testes que podem ser feitos no local de atendimento de pacientes, com precisão de 98,6%. Os resultados são obtidos em 15 minutos.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que orientação repassada pela SES-MG aos municípios destaca que os testes rápidos devem ser realizados entre o terceiro e o sétimo dia em pessoas com sintomas da covid-19, nos seguintes grupos prioritários: pessoas com síndrome respiratória aguda grave com indicação de internação; profissionais de saúde com sintomas leves da covid-19; profissionais com síndrome gripal das áreas de segurança pública; pessoas privadas de liberdade; pessoas que trabalham em locais fechados com notificação de surto de covid-19. As gestantes, na internação hospitalar, também integram o grupo prioritário para a realização do teste rápido para detecção da covid-19.

Kit Intubação
Nesta sexta-feira, 7, a SES-MG disponibilizou a seis hospitais do Norte de Minas nova remessa de 1.053 medicamentos que fazem parte do kit intubação, utilizado para tratamento de pessoas acometidas pela covid-19. As instituições têm a opção de retirar os medicamentos diretamente no almoxarifado da Secretaria, em Belo Horizonte, ou receber via Correios.
Entre a semana passada e esta sexta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde já havia disponibilizado 7.630 medicamentos do kit intubação a hospitais sediados no Norte de Minas.
A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, salienta que o quantitativo de medicamentos disponibilizado toma como base dados fornecidos semanalmente pelos hospitais à SRS. “Isso possibilita à SES fazer o monitoramento das necessidades de apoio às instituições que não têm conseguido receber, com regularidade, medicamentos comercializados por empresas privadas”, pontua a superintendente.
Na remessa disponibilizada nesta sexta-feira estão: Cisatracúrio Besilato e Propofol. Em Montes Claros, estão sendo contemplados a Fundação Hospitalar Dílson Godinho e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro. Também receberão medicamentos o Hospital Municipal Senhora Santana, de Brasília de Minas; o Hospital Municipal de Bocaiúva; o Hospital Regional de Janaúba, a Santa Casa e Hospital São Vicente de Porteirinha.

Por Pedro Ricardo