SES fortalece ações de enfrentamento às arboviroses em municípios da Regional de Ubá | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou visitas técnicas de supervisão de endemias em municípios da região de Muriaé, durante o mês de abril. Desse modo, foi avaliado o trabalho executado nos pontos estratégicos, que são a porta de entrada do mosquito Aedes aegypt, atualização sobre aplicação de larvicidas e perifocal, leitura de ovitrampas e capacitação dos Agentes de Zoonoses. Essa ação faz parte do calendário de combate à dengue e é integrante do Plano Estadual de Contingência contra *Arboviroses.

Crédito: Keila Siqueira de Lima

As ações de enfrentamento à dengue nos municípios são realizadas em conjunto com as secretarias municipais de Saúde. “Conseguimos atender as cidades de Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Antônio Prado de Minas e Vieiras. É uma atualização importante, em que fazemos as visitas junto com os agentes, conhecendo melhor os desafios que enfrentam, e orientando quanto à mudanças nos protocolos de trabalho”, informou o supervisor de endemias da GRS Ubá, Paulo Robertos Gonçalves, que é acompanhado por Amintas Campos Sobrinho, também supervisor de endemias.

Na ação, também estão incluídas uma capacitação para os técnicos dos municípios sobre a utilização da bomba costal motorizada (UBV costal) e a utilização do novo inseticida Cielo. “Estamos apoiando os municípios a enfrentarem os desafios das arboviroses, ao mesmo tempo que atravessamos a pandemia da covid-19. Sabemos que são tempos difíceis, e nossa equipe está unida e presente para auxiliar os servidores das secretarias de Saúde do nosso território a promoverem a saúde de nossa população”, disse Aline de Almeida Prado, diretora da Regional de Saúde de Ubá.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Por Keila Siqueira de Lima