Cássia é escolhida para sediar o piloto do movimento Unidos pela Vacina | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

O município de Cássia, da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS), de Passos, foi escolhido pelo movimento Unidos pela Vacina para ser o piloto do projeto que visa incentivar a vacinação contra a covid-19 no país. Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o movimento montou – no Ginásio Poliesportivo Paulo Alcântara – uma estrutura de atendimento aos grupos prioritários da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

Crédito: Enio Modesto

Em funcionamento desde 20 de abril, a parceria entre Cássia e o movimento Unidos pela Vacina contribui para a garantia da segurança e comodidade no processo de imunização do cidadão cassiense. “Eu acho que veio dar mais conforto para os usuários e funcionários também. Com uma organização assim, fica mais fácil trabalhar”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Eliane David de Oliveira.

Segundo a superintendente Kátia Rita Gonçalves, a SRS Passos, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, segue com todos os esforços para levar a vacina à população mineira. “Cássia é uma das cidades-piloto do Movimento Unidos pela Vacina, uma iniciativa que em parceria com gestão pública busca imunizar a população contra a covid-19 de forma mais célere, em conformidade com o PNI (Programa Nacional de Imunizações) ”, disse.

O movimento Unidos pela Vacina, criado pelo Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, de uma rede de lojas de departamentos e consórcios, não fornece vacinas contra a covid-19, mas dá apoio logístico aos municípios.

Esse apoio em Cássia veio na forma de doação de câmara de conservação dos imunizantes, dois notebooks para registro e controle da vacinação e um bebedouro de 50 litros. Para tudo isso, foi montada uma estrutura temporária que permite melhor organização para a aplicação da vacina contra covid-19. São grades, divisórias, banners de comunicação visual e o layout com espaços demarcados para triagem dos usuários, áreas separadas para primeira e segunda dose e espaço amplo com distanciamento adequado e cadeiras para as pessoas aguardarem com tranquilidade.

As mesas, cadeiras, as caixas térmicas e outros itens foram fornecidos pela própria prefeitura, que contratou também uma enfermeira e três técnicos de enfermagem exclusivos para a imunização contra a covid-19. Junto a essa estrutura foi criado um espaço para a campanha de vacinação contra a gripe.

“Ficou muito bom! Fica sem aquela aglomeração de pessoas e o pessoal não fica ao sol (aguardando a vacina)”, elogia a enfermeira Cristiane Aparecida Silva Andrade.

A dona de casa Maria de Fátima Alves Rodrigues, de 64 anos, é uma das pessoas do grupo prioritário que utilizaram o espaço para se vacinar contra a covid-19. Após consultar seu médico, Maria de Fátima foi liberada para tomar sua primeira dose da vacina. “Eu acredito que vai ser bom, né?”, disse, após receber a aplicação pelas mãos da técnica de enfermagem Suellen Ferreira Domiciano.

Ricardo Palamoni e Gustavo de Souza são os responsáveis pelo registro das doses de vacinas aplicadas no SI-PNI (Sistema de Informações no Programa Nacional de Imunizações). Segundo Ricardo, a estrutura oferecida está possibilitando fazer o trabalho em tempo real, permitindo às autoridades de saúde e à população saberem sobre o andamento da campanha no município. “Tem dia que a gente faz até 300 lançamentos”, disse.

Por Enio Modesto