Regional de Itabira se reúne com municípios da região | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio do setor de imunização, realizou na quarta-feita, 5/5, reunião com os 24 municípios da sua jurisdição para apresentar os novos grupos inseridos na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, conforme diretrizes do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com Marcella Cristina Silva Braga, coordenadora de Imunização da Regional de Saúde de Itabira, os municípios darão início à imunização aos indivíduos com comorbidades como diabetes, doença renal crônica, obesidade mórbida, hipertensão arterial grave, cardiopatas, síndrome de down, entre outras. Foram incluídas também gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias.

“É fundamental que os municípios observem e sigam as orientações dadas pela Imunização da Regional de Saúde, a partir dos informes técnicos emitidos pelo Ministério da Saúde, trabalhando com os grupos contemplados naquele momento, segundo os critérios estabelecidos nas notas”, explica a coordenadora de Imunização.

Segue a descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19, esclarecendo que os grupos serão atendidos gradativamente segundo a quantidade de doses disponibilizadas e de acordo com a recomendação do MS, e deverá ser seguida a seguinte ordem para vacinação:

Fase I

• Pessoas com Síndrome de Down,
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise)
  • Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
  • Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Fase II

Vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:

• Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
  • Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

Descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19

Fonte: CGPNI/DEVIT/SVS/MS. Com base nas revisões de literatura contidas nas referências deste documento.

Por Jornalismo SES-MG