Vacinação contra gripe pretende imunizar cerca de 180 mil pessoas na região de Passos | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Começou no dia 12 de abril e terminará em 9 de julho a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza, que tem o objetivo de imunizar em torno de 8,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. Nos 27 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos o público-alvo da campanha é formado por 178.132 pessoas, que compõem os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). São crianças, mulheres grávidas, idosos, pessoas com comorbidades, grupos específicos de trabalhadores, dentre outros.

A SRS Passos recebeu da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a primeira remessa de vacinas, num total de 13.600 doses, que já foram distribuídas aos municípios para cumprir a etapa inicial da campanha. Segundo a Coordenadoria Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, a meta é imunizar 90% dos grupos prioritários.

“As doses de vacinas contra a influenza são recebidas por remessas, de acordo com o quantitativo liberado pelo laboratório produtor do MS. As vacinas são enviadas às secretarias estaduais de Saúde, unidades regionais de Saúde e aos seus respectivos municípios do Sistema Único de Saúde”, explica a referência técnica de imunização, Sueli Veloso Maia, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos.

Conforme a programação, devem ser imunizados até 10 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. A segunda etapa – de 11 de maio a 8 de junho – contempla os idosos de 60 anos e mais e os professores.

Na terceira etapa – de 9 de junho a 9 de julho – serão vacinadas as pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e longo curso, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população encarcerada e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

De acordo com Sueli Veloso, a vacinação contra a gripe visa reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes da infecção na população-alvo da campanha.

Segundo a SES-MG, os municípios têm autonomia para definir a melhor forma de executar a imunização, conforme sua própria realidade e cenário epidemiológico. No entanto, como a vacinação contra a gripe é realizada durante a pandemia do novo coronavírus, a SES-MG recomenda organização das salas de vacinação e estratégias para que não haja aglomeração de pessoas a serem imunizadas.

Por Enio Modesto