SRS Montes Claros entrega novas remessas de vacinas contra covid-19 e gripe Influenza | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

No dia 27 de abril, os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros receberam novas remessas de vacinas contra a covid-19. Ao todo são 17.700 doses de vacinas CoronaVac e AstraZeneca repassadas à região pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Crédito: Pedro Ricardo

Os imunizantes chegaram em Montes Claros no dia 26, em aeronave da Azul Linhas Aéreas. Para a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária – que atua em 25 municípios, foram destinadas 6.950 doses de imunizantes. Já a GRS de Pirapora foi contemplada com a remessa de 2.600 doses de vacinas, o que possibilitará a continuidade da imunização de públicos prioritários em sete municípios.

Com a nova remessa, entre janeiro e abril, os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas somam o recebimento de 458.546 doses de vacinas. Até a terça-feira 27, o painel vacinômetro, criado pela SES-MG, contabilizava que 228.226 pessoas residentes no Norte de Minas já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 85.489 pessoas já completaram o esquema vacinal.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que a orientação repassada aos municípios é que a nova remessa de vacinas é destinada para a continuidade da imunização de idosos entre 60 e 69 anos; agentes das Forças de Segurança e Salvamento, bem como das Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

“Parte das vacinas é destinada para a aplicação da primeira dose e outra parcela para a conclusão do esquema vacinal, com aplicação da segunda dose. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina CoronaVac e 12 semanas para as doses da AstraZeneca”, frisa a coordenadora.

Gripe

Também no dia 27, junto com as vacinas contra a covid-19, a SRS Montes Claros entregou aos municípios a terceira remessa de vacinas contra a gripe Influenza. Ao todo são 24.530 doses.

Com a distribuição da terceira remessa, os municípios contabilizam o recebimento de 92.790 doses de imunizantes para a implementação da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

Até o dia 10 de maio, no Norte de Minas, a prioridade da campanha é imunizar 200.667 pessoas, - crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e indígenas. Do total desse público alvo, 129. 577 pessoas residem na área de abrangência da SRS Montes Claros.

Por Pedro Ricardo