Doenças respiratórias: SES-MG reforça ações de vigilância em saúde no Norte de Minas | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Os 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas estão sendo contemplados com o repasse de recursos superiores a R$4,7 milhões, em caráter excepcional e temporário, para o custeio de ações de vigilância em saúde para o enfrentamento de doenças respiratórias agudas, incluindo a covid-19 e a gripe influenza. Os recursos estão previstos na Resolução 7.488, publicada dia 22 de abril, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A resolução assinada pelo secretário Fábio Baccheretti define que, entre os investimentos que os municípios poderão realizar está a execução de estratégias de logística e de recursos para as ações de imunização em áreas de difícil acesso; definição de áreas prioritárias e distribuição de equipes de profissionais nas ações de campo. Aliado às ações de imunização, os municípios deverão atuar na vigilância de possíveis eventos adversos pós-vacinação.

Créditos: Pedro Ricardo

As secretarias municipais de Saúde deverão dar continuidade à busca ativa de casos suspeitos de covid-19 e monitorar contatos em todos os pontos da rede de atenção à saúde. Além disso, deverão desenvolver processo de trabalho integrado aos setores estratégicos das unidades hospitalares e nos serviços de atenção primária à saúde e ambulatorial, para implementação das atividades de vigilância epidemiológica.

Com a utilização dos recursos financeiros, os municípios deverão “proporcionar condições para o aprimoramento da detecção, análise e avaliação das síndromes respiratórias, visando a prevenção e controle da gripe influenza e de outros vírus respiratórios, incluindo a covid-19, para que sejam dadas respostas mais qualificadas e oportunas às emergências de saúde pública”, observa a Resolução.

Para os 853 municípios do estado, o investimento definido pela Resolução 7.488 é superior a R$53,3 milhões. Os valores repassados a cada município levam em conta o porte populacional e valores per capita.

Entre os dez municípios do Norte de Minas que possuem maior população e, por isso, estão sendo contemplados com maior investimento para o reforço das ações de vigilância em saúde estão: Montes Claros (R$736,8 mil); Bocaiúva (R$164,3 mil); Janaúba (R$163,3 mil); Januária (R$154,4 mil); Salinas (R$136,5 mil); Várzea da Palma (R$129,8 mil); Pirapora (R$128,6 mil); São Francisco (R$128,4 mil); Jaíba (R$127,9 mil) e Porteirinha (R$124,6 mil).

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta que o apoio financeiro da SES-MG aos municípios chega num momento em que a pandemia da covid-19 ainda mantém altos índices de casos notificados e de alta nas internações hospitalares.

“Nesse contexto, o reforço das ações de Vigilância em Saúde nos municípios, com o apoio da vacinação dos grupos prioritários e o monitoramento de casos notificados e suspeitos é de fundamental importância para que, em tempo hábil, sejam adotadas as medidas necessárias para conter a transmissão da doença e, consequentemente, o aumento das demandas de assistência médica nas unidades básicas de saúde e nos hospitais”, frisa a coordenadora.

Por Pedro Ricardo