Regional de Januária distribui vacinas para a Campanha de Influenza | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária recebeu vacinas para implementação da Campanha Nacional de Imunização contra a gripe, influenza, no dia 8 de abril, quais foram distribuídas aos municípios de sua jurisdição no dia 13.

O quantitativo inicial foi de 28% para imunização do grupo prioritário

desta 1ª etapa, que contempla: crianças de 6 meses a menores de seis

anos; gestantes; mulheres com até 45 dias pós-parto (puérperas);

trabalhadores da saúde e povos indígenas.

A vacina contra a influenza é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves de óbitos por gripe. Devido às diversas mutações do vírus, se faz necessária a vacinação anualmente. Além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações e óbitos, contribuindo com a assistência hospitalar e serviços de saúde.

A vacinação segue em conformidade com as fases e realidades locais,

onde, cada município realiza seu planejamento e organização com a

intenção de reduzir as complicações, internações e a mortalidade

decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

A referência técnica da Rede de Frio, Alessia Carneiro Figueiredo,

ressaltou que “as ações de imunização além de ser de extrema

importância para a proteção contra a gripe,  devem ser

mantidas, uma vez que, é muito importante minimizar a carga da

doença, pois os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19 que se encontra no momento, em circulação contínua e recorrente”.

Enalda Rodrigues Diamantino

Por Jornalismo SES-MG