Regional de Saúde Divinópolis orienta municípios sobre a operacionalização da Campanha da Influenza | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis realizou, no dia 8 de abril, reunião para orientar  as referências técnicas da imunização e da Atenção Primária dos  53 municípios da macrorregião Oeste para operacionalizar a Campanha Nacional  de Influenza, que iniciou em 12 deste mês e vai até 9 de julho.

A referência de imunização da URS de Divinópolis, Suelem Santos, explica que a campanha da gripe, influenza, tem como objetivo  evitar gravidade, complicações e óbitos pelo vírus. A vacinação contribuirá para reduzir as internações hospitalares e reduzir o impacto nos serviços de saúde e diminuirá o absenteísmo dos trabalhadores de saúde, garantindo a manutenção da assistência, principalmente neste momento da pandemia do novo coronavírus. “Buscamos com a campanha, reduzir as formas graves da doença e as  morbimortalidades por influenza na população alvo”, destacou.

A vacinação será dividida em três etapas e imunizará  465.104 pessoas da macrorregião  Oeste. A primeira etapa vacinará 128.427 pessoas do público-alvo. As 36 mil doses recebidas pela URS Divinópolis foram entregues nos dias 8 e 9/4 para os municípios.

Nesta 1ª fase da campanha, serão vacinados os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Já os idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas serão vacinados na segunda fase da campanha que inicia no dia 11/5.

Na terceira fase serão vacinadas, a partir de 9 de junho, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Willian Pacheco

Por Jornalismo SES-MG