Regional de Saúde de Leopoldina dá continuidade a ações de combate às arboviroses | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

O Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, realizou no dia 14/4, o monitoramento integrado das ações de combate à dengue, Zika vírus e febre Chikungunya no município de Argirita. A GRS acompanha a evolução dos casos nos 15 municípios de sua área de abrangência e ao perceber que determinado território apresenta aumento na incidência de casos suspeitos, realiza o contato com a equipe do municipal para alinhar as ações e evitar a ocorrência de epidemia.

Durante o encontro, foram alinhadas ações de quatro eixos de atuação: Controle Vetorial; Comunicação e Mobilização Social; Controle Epidemiológico e Assistência. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Regional de Leopoldina, Maria Luiza de Souza Silva, destaca a importância da reunião e da parceria com os municípios: “Estamos em período de dupla epidemia, dengue e covid-19. Nós da GRS de Leopoldina, estamos realizando ação conjunta aos municípios sob nossa jurisdição que se encontram com altos casos de dengue. Está ação é de extrema importância para manter a população e serviços em alerta”, avalia a coordenadora.

INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES

Durante o período de maior incidência de casos de dengue, Zika vírus e febre Chikungunya - entre os meses de dezembro a maio - a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) intensifica as ações para o combate ao agente transmissor da doença: o mosquito Aedes aegypit.

Na área de abrangência da GRS de Leopoldina estão em andamento diversas ações para conter os casos das arboviroses. Nos municípios de Laranjal e Santana de Cataguases foi realizada a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente chamado de “Fumacê”. Em Cataguases, além da aplicação do UBV, houve a atuação da Força Estadual que une esforços dos profissionais de SES-MG com as equipes municipais para conter a proliferação do mosquito. No distrito de Tebas, em Leopoldina, foi aplicado o inseticida Permetrina, pelo método Aerosystem. Por esse processo, utilizado diante da confirmação de casos de febre Chikungunya, ocorre a dispersão do produto de forma intradomiciliar.

COLABORE

É fundamental que toda a sociedade contribua para a eliminação dos focos de criação do mosquito Aedes aegypit. Mantenha os quintais limpos e sem lixo, deixem as garrafas e baldes de cabeça para baixo; os vasos de plantas não devem ter pratos como apoio e é fundamental que os ralos estejam limpos e com aplicação de telas. Lixeiras sempre tampadas ; os bebedouros dos animais  devem ser limpos com bucha ou escova.