Força-tarefa da SES-MG faz visita técnica às Regionais de Saúde do estado | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Nessa quarta-feira (7/4), a força-tarefa de enfrentamento da pandemia de covid-19 da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve nas cidades de Governador Valadares e Frei Inocêncio (Macrorregião Leste) com objetivo de avaliar os fluxos assistenciais e as oportunidades de ampliação da assistência à população. Da SES-MG, integraram a força-tarefa o assessor parlamentar Ibiraty Martins, a assessora Mayla Magalhães, a referência técnica em Coordenação Hospitalar Fabrício Bragança; Nara Lúcia, membro do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, e Nádia Campos, da Vigilância Sanitária (VISA).

Crédito: Pedro Henrique de Barros Pereira

A visita técnica teve início no Hospital Municipal São Geraldo, em Frei Inocêncio, e depois seguiu aos Hospitais São Vicente, Municipal, Bom Samaritano e Hospital Nossa Senhora das Graças. Ao final da visita, os técnicos da Saúde da SES-MG se reuniram com os gestores municipais e da Saúde local, por videoconferência, abordando o cenário da região, reiterando o compromisso da SES-MG com a saúde e com a vida de todos os mineiros. Da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares acompanharam a visita, o superintendente Rômulo Gusmão e a coordenadora regional de Atenção à Saúde, Carolina Laviola.

Crédito: Pedro Henrique de Barros Pereira

Força tarefa também em Januária

Têm sido frequentes os deslocamentos dos técnicos da Secretaria de Saúde até as regionais cujo cenário assistencial encontre-se em situação de mais stress. Semana passada (1/4) a cidade de Januária contou com a presença de integrantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da SES-MG (Cievs-MG), da Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde (Subpas) e de membros da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) com a presença dos médicos de terapia intensiva Aline Camille, do Hospital Julia Kubitscheck, e Frederico Carvalho, do Hospital João XXIII para ações de enfrentamento à epidemia de covid-19.

Divulgação SES-MG

O grupo esteve no Hospital Municipal de Januária, percorrendo leitos de enfermaria e de UTI, prestando apoio à assistência farmacológica, aos recursos humanos e também afinando o monitoramento de estoque de gases medicinais essenciais à assistência médico-hospitalar. A análise da força-tarefa identificou a possibilidade de ampliar o atendimento aos pacientes covid-19, em enfermaria, para 4 novos leitos com suporte ventilatório, além de 15 leitos clínicos. “O que vimos em Januária foi uma equipe médica engajada, que presta o melhor atendimento ao paciente, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo vírus”, enfatizou o médico Frederico Carvalho.

Para a gerente Regional de Saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, as propostas apresentadas pela força-tarefa da SES-MG foram de extrema relevância para auxiliar a mensurar a qualidade assistencial da saúde na região. “Por meio desta visita técnica foi possível melhorar a compreensão a respeito de pontos que podem ser melhorados para atender à população”, observou Ioná.

Divulgação SES-MG

Ações de enfrentamento

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao coronavírus. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado ampliasse de 2.072 para 4.635 leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca haviam contado com unidades de terapia intensiva.

De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado; além de 617 câmaras refrigeradas para distribuição aos municípios para o acondicionamento de imunizantes. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.

Por Pedro Henrique de Barros Pereira e Izabella Gazinelli