A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina realizou ao longo das duas últimas semanas a aplicação de Ultrabaixo Volume (UBV), popularmente chamado de fumacê, no município de Cataguases. A ação foi realizada para tentar diminuir a incidência de casos de dengue no município.

Foram usados dois veículos para aplicação do inseticida e a expectativa é que tal ação viabilize o controle e a diminuição dos casos de dengue na cidade. A referência técnica da GRS no controle das arboviroses, Lutianni Dias Brazolino, esclarece quando é necessária a utilização do UBV: “A aplicação está prevista quando o munícipio, ou determinada região do município encontra-se em alta ou muito alta incidência, ou seja, acima de 300 ou 500 casos por 100 mil habitantes e é considerada a última alternativa, quando esgotadas todas as demais medidas de controle. Espera-se que após duas semanas dos inícios dos trabalhos já seja percebida um resultado positivo, com a diminuição dos casos na região na qual o produto está sendo aplicado”, esclareceu.

Crédito: Regional de Saúde de Leopoldina

Além da aplicação do UBV, o município também contará com a colaboração da Força Estadual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que irá auxiliar no combate ao Aedes aegypit  A equipe irá iniciar as ações no próximo dia 05/4, contando com o apoio de 12 servidores para realizações de ações de campo e terão duração de duas semanas. Outras ações também serão conduzidas por quatro eixos de atuação: gestão; controle vetorial e epidemiológico; assistência; comunicação e mobilização social.

Ações em outros municípios

O período entre os meses de dezembro e maio é notabilizado pelo aumento do número de casos de dengue, Zika vírus e febre Chikungunya em todo Brasil. Isso ocorre devido à maior quantidade de chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypit. A GRS atua em conjunto com os municípios para minimizar a ocorrência de casos na região.

No município de Laranjal, foi realizada a aplicação de UBV no início do mês de fevereiro. Já em Leopoldina, no distrito de Tebas, teve início na última quinta e término no sábado a aplicação do inseticida Permetrina, pelo método Aerosytem. Esse sistema, consiste na aplicação de inseticida intradomiciliar e deve ser utilizado diante da confirmação de casos de febre Chikungunya.

Faça a sua parte

É fundamental que todos colaborem e façam sua parte, intensificando os cuidados para eliminação dos focos de criação do mosquito. Mantenham os quintais limpos e sem entulhos; deixem as garrafas e baldes de cabeça para baixo, mantenham os vasos de plantas sem pratos, ralos limpos e com aplicação de telas, lixeiras sempre tampadas e higienizem os bebedouros dos animais com buchas ou escova.

Por Gustavo Santos Ribeiro