Encerrou nessa terça-feira (30/3), o trabalho da força tarefa coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que atuou por sete dias na cidade de Mutum-MG, município localizado no Vale do Rio Doce, a 387 km da capital Belo Horizonte. O objetivo da força tarefa estadual é interromper o aumento de casos das doenças febre Chikungunya, dengue e Zika vírus no município.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mutum, de janeiro até agora foram notificados 286 casos de febre Chikungunya, sendo que desses 135 foram confirmados e outros 137 deram resultados inconclusivos e apenas 14 descartados. Ainda de acordo com a SMS, nesse mesmo período, foram 115 notificações de dengue e desses, dez casos foram confirmados, cinco foram descartados e 100 casos inconclusivos.

“Trata-se da uma ação intensa de eliminação de criadouros dos quintais, sensibilização da população, seguido da aplicação do inseticida de Ultrabaixo Volume (UBV) pesado, conhecido popularmente como fumacê e, também, utilizado com bombas costais. Nossa equipe da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu esteve no município para avaliar esse trabalho, dado o crescente número de casos de arboviroses e, principalmente, febre Chikungunya. Articulamos a vinda da força tarefa estadual que juntamente com a equipe municipal realizou esse trabalho intenso e que tem mostrado efeito prático”, destacou o coordenador do núcleo de Vigilância Epidemiologia da SRS Manhuaçu, Ernesto Grilo.

Trabalho intenso

Em uma semana de trabalho, as equipes realizaram limpeza de quintais e realizaram orientações aos moradores sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito. O resultado em números é que foram retirados 346 sacos de lixo com mais de 13 mil recipientes. Outro dado importante é que foram eliminados 144 focos do mosquito Aedes aegypti. Ainda segundo o levantamento da SES-MG foram visitados 1.093 prédios em 23 quarteirões da cidade.

Crédito: Antonio Rodrigues

O superintende Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, destacou que “além dessa ação realizada pela força tarefa, a SES-MG monitora permanentemente o surgimento de todas as doenças de notificação compulsória que acometem a nossa população. E, por meio da SRS-Manhuaçu realiza um trabalho rotineiro junto às Secretarias Municipais de Saúde com o objetivo de monitorar, avaliar e orientar ações para controle da taxa de incidência do mosquito transmissor durante todo o ano. É muito importante salientarmos, neste momento, de epidemia que o apoio da população e das empresas no combate ao agente transmissor é fundamental para o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, reforçou.

Os insumos para o combate às arboviroses entregues ao município de Mutum pela SES-MG foram: 230 litros de inseticida para bloqueio leve e veicular; 28 kg de larvicida; 20 sachês de fludora para tratamento de pontos estratégicos, além de cartazes e folders educativos sobre o combate ao mosquito.

Por Antonio Rodrigues