O Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou um treinamento introdutório para os novos fiscais da Macrorregião Triângulo do Sul. A capacitação virtual, entre os dias 3 e 12/3, abordou temas como área de abrangência, base legal, princípios fundamentais da administração pública e sistema nacional da VISA e, também, aspectos práticos da atuação dos profissionais em ações e registros típicos, risco sanitário, perfil, conduta, inspeção sanitária, área física dentre outros temas.

Crédito: SRS Uberaba

Foram repassadas orientações sobre os procedimentos de licenciamento sanitário, considerando a publicação recente da Resolução Estadual nº 7.426/2021, que institui novas regras e prazos para respostas a requerimentos de liberação de atividade econômica. Participaram dessa capacitação 35 fiscais de 18 municípios, entre os quais, estiveram presentes, também, profissionais da Regional de Saúde de Leopoldina.

Segundo a coordenadora do NUVISA, Gisele Remy, "o treinamento inicial é extremamente importante, neste momento, uma vez que devido à mudança de gestão em diversos municípios, é comum que haja troca de profissionais nas equipes, o que, às vezes, acontece sem uma transição adequada, especialmente quando os profissionais trabalham sozinhos, em municípios menores. Considerando que o trabalho do fiscal sanitário é extremamente complexo, é importante respaldar os novos profissionais para que não fiquem sem uma orientação adequada", explicou.

Da Vigilância Sanitária do município de Água Comprida, Alice Marques, contou que "foi possível ter uma boa visão do que a VISA faz, quais os princípios, aplicabilidade, o perfil de um fiscal e os termos técnicos que devemos ter conhecimento. Houve bastante interação e esclarecimento de dúvidas, principalmente dos fiscais que estão iniciando agora, como eu. Pudemos concluir que a VISA é uma área muito ampla, que requer empenho e comprometimento para realizar tudo o que está previsto dentro das normas. É preciso buscar conhecimento e atualização sempre, pois muitas resoluções e documentos normativos são atualizados constantemente. Sem dúvidas, foi um aprendizado muito importante e sou grata à equipe por essa capacitação", ressaltou.

Por Sara Braga