O helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar realizou, na última sexta-feira (12/3), o transporte aéreo de mais um lote de vacinas contra a covid-19 até o Aeroporto Engenheiro Miguel Valentim Lanna, em Ponte Nova. Trinta municípios pertencentes à área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova poderão retirar, nesta quarta-feira (17/3), o quantitativo correspondente às doses 1 (D1) da vacina CoronaVac/Butantan. Os imunizantes serão direcionados a 13% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos e à continuidade dos demais grupos: trabalhadores da Saúde e idosos de 80 a 84 anos, segundo preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Até o momento, a SRS/Ponte Nova já recebeu – entre doses das vacinas CoronaVac e Astrazeneca –, os seguintes quantitativos, desde janeiro deste ano: em 19/1 - 7.240 doses; em 28/1 - 5.740; em 8/2 - 6.400; em 1/3 - 7.700; 5/3 - 6.400 e em 12/3 - 7.749.

Crédito: Ana Beatriz Souza
Segundo o superintendente da regional, Marcus Schitini, os municípios de Ponte Nova e Guaraciaba receberam 370 doses extras cada, como um reforço ao enfrentamento da pandemia, levando em consideração indicadores como velocidade de avanço da doença, taxas de incidência e de mortalidade e a capacidade assistencial.

“A microrregião de Ponte Nova encontra-se na Onda Roxa do programa Minas Consciente há 12 dias. Os municípios de Ponte Nova e Guaraciaba apresentam indicadores que exigem uma atenção maior. O apoio a eles, por meio da destinação de mais doses, representa a preocupação e o compromisso do Governo do Estado quanto ao enfrentamento da pandemia em Minas Gerais e, principalmente, nos locais mais críticos”, declarou.

Treinamento

Visando qualificar ainda mais o processo de vacinação, a referência técnica em Imunização da SRS/Ponte Nova, Thiany Silva Oliveira, realizou, na última semana, um treinamento com as referências municipais sobre a vacinação contra a covid-19, em âmbito estadual, conforme a 4ª versão da Nota Informativa da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Fluxo de Notificação e Investigação: Evento Adverso Pós-Vacinação Covid-19, elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas).

A nota tratou da contextualização geral e da distribuição das vacinas, esquemas de vacinação, metas e grupos prioritários, critérios de prioridade, além de outras informações pertinentes. “Sobre o fluxo, alerto para a necessidade de se notificar qualquer evento adverso envolvendo a vacinação, num período de 30 dias, pelo sistema e-SUS Notifica, além da discussão junto à SRS/Ponte Nova e ao Cievs-Minas sobre os casos que requeiram apoio técnico e esclarecimentos adicionais. Nos colocamos à disposição para discutir os casos conjuntamente, investigando a vinculação ou a dissociação do evento adverso ao ato da vacina”, pontuou Thiany Oliveira.

Por Tarsis Murad