O momento foi iniciado com uma oração conduzida pelo farmacêutico da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, Valguienes de Souza. Em seguida, o superintendente da SRS/Teófilo Otoni, Ivan Santana, parabenizou e declamou um poema para as participantes, passando a palavra para a psicóloga, Beatriz Cardoso, que falou sobre “Como conduzir de forma mais leve as múltiplas jornadas de trabalho”.

Crédito: Déborah Goecking

A psicóloga iniciou reavivando as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos que tiveram destaque, levantou questões importantes que ainda precisam de modificações e, também, reforçou a importância de se atribuir um novo significado para a jornada de trabalho com mudanças comportamentais para que se altere as emoções que geram exaustão, estresse e angústia.

“Aceitar o fato de que não precisamos fazer tudo sozinhas e que podemos pedir ajuda; buscar a saúde do corpo e da mente e estabelecer prioridades, podem aliviar essa jornada que muitas vezes tem um peso enorme”, apontou.

Para a servidora e especialista em política e gestão da saúde da Regional, Flávia Lilian Rocha Ferreira, as reflexões propostas pela psicóloga foram de fundamental importância, pois muitas vezes são esquecidas na correria do dia a dia: “O que mais chamou a minha atenção foi sobre a questão do autocuidado e de tirarmos um tempo para nós mesmas, seja para fazer terapia ou uma atividade física. Para que assim, eu possa estar bem para cuidar do outro”, observou.

Por Déborah Ramos Goecking