A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou nesta quinta-feira (25/2), via videoconferência, a primeira reunião de colegiado Regional de Saúde Mental em 2021, com a finalidade de apresentar e discutir assuntos relevantes para atuação efetiva da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Participaram do evento profissionais da saúde, entre técnicos e coordenadores responsáveis pela Saúde Mental de diversos municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde de Januária.

A RAPS, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); Centros de Convivência e Cultura, Unidade de Acolhimento (UAs), e leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

O Colegiado Regional de Saúde Mental foi instituído pela Resolução SES/MG nº 5.259 de 27 de abril de 2016, implantada em nível regional em fevereiro de 2017, e tem por objetivo definir e discutir ações de gestão da RAPS na região para fortalecer a Política de Saúde Mental e a interlocução dos seus atores.

A coordenadora da CAS da Regional de Januária, Nayra Duarte, ressaltou a satisfação do início das reuniões do Colegiado Regional de Saúde Mental para o ano de 2021. “Mediante o cenário do coronavírus, tivemos que nos adaptar às novas tecnologias, preservando o caráter técnico científico para permitir a participação ativa dos membros efetivos e convidados, em prol da continuidade dos trabalhos. ”

Por Giuliana Dias Luz Batista