Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou, em seu canal no Youtube, uma aula sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), potencialmente relacionada à Covid-19.

A apresentação foi ministrada pela infectologista pediátrica Andrea Lucchesi de Carvalho, que explicou sobre os sintomas da SIM-P, trazendo um histórico dos casos no mundo, os desafios no diagnóstico da doença e os tratamentos que os pacientes devem ser submetidos.

Segundo a infectologista, a SIM-P tem sintomas semelhantes à Síndrome de Kawasaki – síndrome infantil rara que em estágios avançados traz inflamação dos vasos sanguíneos -porém sua ocorrência é predominante em crianças acima de 5 anos ou adolescentes do sexo masculino e positivas para Covid-19, que apresentam aumento inflamatório expressivo, após a fase de ativação da infecção.

O que é?

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) possui vários espectros sintomáticos, como febre persistente acompanhada de gastroenterite, dor abdominal, conjuntivite e rash cutâneo (surgimento de manchas vermelhas na pele). Sintomas respiratórios não estão presentes em todos os casos identificados.

Histórico

O alerta de uma nova apresentação clínica em indivíduos de 0 a 19 anos, associada à Covid-19, foi identificada no pico da pandemia na Europa, em abril de 2020.

O Ministério da Saúde adotou o monitoramento das ocorrências da SIM-P, em maior do ano passado, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientou aos municípios a notificação dos casos para disponibilizar tratamento adequado.

Em Minas Gerais, 203 casos da SIM-P foram notificados, sendo que 89 foram descartados e 67 confirmados. Até o dia 26/2, não houve nenhum registro de óbito pela SIM-P.

 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail

Por Jornalismo SES