Subsecretária de Vigilância e Saúde participa de seminário internacional | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Com o tema Vigilância em Saúde Frente à Pandemia da Covid-19, a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaína Passos, participou, nos dias 25 e 26/2, do 8º Seminário Internacional de Gestão do Risco de Desastres. Representantes dos Corpos de Bombeiros de praticamente todos os estados brasileiros, da Polícia Militar, Defesa Civil, prefeituras, secretarias estaduais e municipais, institutos de meteorologia e ambientalistas também integraram o seminário, que este ano foi virtual. O objetivo das apresentações foi compartilhar as melhores práticas adotadas para mitigar e até eliminar os riscos trazidos pelos desastres.
Janaína Passos abordou as estratégias de vigilância em saúde adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) durante a pandemia do novo coronavírus; entre elas a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) Coronavírus e da Sala de Situação, que reúne equipe multidisciplinar que estrutura e analisa bancos de dados que servirão para orientar os gestores em suas tomadas de decisões.
“A pandemia deixará como legado a organização da cultura de gestão, que na Vigilância se faz presente com o COES - composto por representantes como membros representantes do CBMMG, Ministério Público e Conselho dos Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). E da Sala de Situação.” De acordo com a Janaína, da articulação entre estas células são definidas estratégias fundamentais no enfretamento ao novo coronavírus em Minas Gerais.
A parceria entre a SES-MG e CBMMG é anterior à epidemia de SARS CoV-2. "Acontece no enfrentamento aos desastres ambientais, como os períodos de chuva e secas, e aos desastres naturais e tecnológicos, conforme os que ocorreram em Mariana e Brumadinho. A Secretaria de Saúde cuida das questões assistenciais e de vigilância referentes a estas situações. O Corpo de Bombeiros é responsável pelo manejo de situações que fogem às atribuições da Saúde, como o resgate de vítimas", acrescenta Passos.
A subsecretária reforçou que, assim como outros tipos de desastres, a pandemia da covid-19 extrapola o setor da Saúde e à capacidade de uma única instituição de dar respostas; o que fortalece o vínculo entre os diversos órgãos, tanto no nível estadual quanto no nível municipal.
"O novo coronavírus é um desafio também social. Por isso, é fundamental a conexão com áreas, como a segurança pública - por meio do CBMMG e Defesa Civil – com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que utiliza os indicadores avaliados pela SES-MG para a tomada de decisões relacionadas a abertura e fechamento do comércio”, avalia.

Por Raquel Ayres e Míria César