A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Coordenação de Atenção à Pessoa com Deficiência (CASPD), realizam na próxima quinta-feira, 04/03, às 13h30, uma live na plataforma da ESP-MG no Youtube para discutir e divulgar a nota informativa: "Recomendações sobre o monitoramento de crianças nascidas de mães infectadas pelo SARS-CoV-2 durante a gestação, no âmbito do SUS MG". Essa iniciativa faz parte da Ação Estratégica "Cuida de Minas", da SES-MG.

A live será destinada aos profissionais da atenção primária à saúde e da atenção especializada que atuam no monitoramento de crianças. Participam do encontro, as professoras do Departamento de Pediatria da UFMG, Aline Almeida Bentes e Cláudia Regina Lindgren Alves; a Referência Técnica da CASPD/SES-MG, Gabriela Cintra Januário e a professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG, Stela Maris Aguiar Lemos. O debate será mediado pela Coordenadora CASPD/SES-MG, Renata Cardoso Vaz.

Embora ainda não tenham sido comprovadas alterações no desenvolvimento de crianças que são filhas de mães infectadas pelo SARS-CoV-2 (coronavírus), foram observadas evidências de comprometimento da gestação em mulheres infectadas pelo vírus. Em especial, o baixo crescimento fetal e a prematuridade, o que despertou um olhar mais atento para o monitoramento do desenvolvimento neuropsicomotor. Por isso, os profissionais que atuam na ação "Cuida de Minas" promoveram estudos e discussões com professores da Universidade Federal de Minas Gerais e como produto de todo esse trabalho, elaboraram a nota informativa, que será apresentada e debatida durante a live.

Para quem desejar, poderá obter declaração de participação, desde que registre sua presença na transmissão. As informações e link para registro serão disponibilizados ao início e fim do evento e, também, na descrição da live.

A transmissão vai acontecer pelo Canal da ESPMG no Youtube, a partir das 13h30. Para acompanhar,acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg

Todas as lives transmitidas pela ESP-MG ficam gravadas e disponíveis para acesso no canal do youtube a qualquer momento.

Cuida de Minas

Frente à pandemia provocada pela Covid-19, várias medidas de prevenção, enfrentamento e contingenciamento foram executadas pelo Governo de Minas, uma delas foi a criação da Ação Estratégica "Cuida de Minas". Ela foi pensada para desenvolver medidas para garantir a integralidade e continuidade dos cuidados aos usuários com condições crônicas e com outras condições de saúde que precisam ser assistidos, mesmo em tempos de pandemia. O objetivo desta Ação Estratégia é publicar Diretrizes Assistenciais, Notas Informativas, Guias Orientadores e outros documentos para orientar gestores municipais de saúde e profissionais de saúde, visando o retorno gradual dos atendimentos presenciais frente à situação de emergência em saúde pública em Minas Gerais, além de elaborar também documentos com orientações para usuários e familiares/cuidadores.

Por Vívian Campos